Início Educação Fala, professor!

Fala, professor!

Samuel Machado, professor de Filosofia no Colégio Mauá, 38 anos

Para dizer o mínimo, o 15 de outubro é um reconhecimento ao papel crítico dos professores na transformação da vida de seus alunos, em todos os níveis da educação. É também um dia para refletirmos um pouco mais sobre as dificuldades da profissão na atualidade e encontrar maneiras de melhorar o status e as condições de trabalho de todos os educadores. É preciso fortalecer sempre o prestígio de todos os mestres que dedicam suas vidas a transformar o mundo, por meio do conhecimento e dos bons exemplos. Viva o dia do professor!

Patrícia Schuster, professora do curso de Comunicação Social na UNISC

Ele representa o reconhecimento da mais importante categoria profissional. Por quê a mais importante? Pelo óbvio: não há um único sujeito, desde aquele que apenas saiba ler e escrever até o doutor, que não tenha passado pelas mãos de um professor.  Para além disso, é uma data para a gente – eu, como professora tenho feito isso – refletir. Ora, que tipo de professores estamos sendo? Estamos promovendo algum tipo de transformação na vida dos nossos alunos? Estamos alargando seus horizontes? Estamos fazendo com que ele seja capaz de ser protagonista de sua própria vida, dono de suas próprias ideias? Porque é para isso que serve um educador. Se ele não modificou nada na vida do seu aprendente, não cumpriu com o seu papel. Sigamos em frente em busca desta educação, porque não há a menor margem de dúvidas de que só ela é capaz de melhorar o mundo em que vivemos. Parece clichê, mas a educação “move montanhas”.

Rosani Folletto, professora de anos iniciais na E.M.E.F. Felipe Becker

Amo essa profissão, me sinto realizada e motivada trabalhando com crianças pequenas da 3º ao 5º ano por 40 horas semanais em Escolas Municipais de Santa Cruz há 14 anos. Moro em Boqueirão do Leão e percorro um trajeto de 70km diários entre ida e volta todos os dias, dividindo carona alguns dias da semana com colegas, mas é muito bom, vemos e passamos por grandes emoções quase que diariamente em nosso trajeto. Sei que sou e que estou presente no dia a dia deles. Minha missão é ensinar, escutar, orientar e motivá-los desafiando-os a descobrir suas potencialidades e habilidades para o futuro.
 

Luizene da Luz, professora de anos iniciais na E.M.E.F. Menino Deus

O dia do professor representa uma caminhada de muitos desafios e, acima de tudo, responsabilidades. Temos muitas conquistas dentro do processo de ensino e aprendizagem que a gente vive todo dia, uma experiência de grande valor para nós como professores, que nos leva a acreditar que ainda é possível conseguir muitas coisas boas, benéficas e positivas dentro da educação.