Início Editorial Faz sentido o discurso anticomunista?

Faz sentido o discurso anticomunista?

No Brasil, a Operação Lava Jato estimulou o discurso antiesquerdista, e até mesmo fortaleceu o discurso anticomunista. Faz sentido o discurso anticomunista? O Brasil era um país comunista até o impeachment de 2016? Segundo os preceitos de Karl Marx, filósofo do século 19, o socialismo seria caracterizado por uma realidade em que o Estado tomaria conta dos meios de produção, em contraposição ao capitalismo. Na etapa seguinte ao socialismo, seria estabelecido o comunismo, com a extinção do Estado, da pátria e das classes sociais.

O Partido Comunista governou a União Soviética no século 20. Os soviéticos atingiram o estágio do socialismo, mas não alcançaram a etapa seguinte, a do comunismo. Os comunistas mantêm atualmente governos em Cuba e na China: tampouco ultrapassaram a etapa do socialismo, levando em conta que a China possui, em sua economia, muitas características do capitalismo.

Historicamente, comunistas e socialistas estabeleceram diferenças entre si, inclusive em matéria de organização política. Um dos revolucionários da União Soviética, Vladimir Lenin, criou em 1919 a Internacional Comunista, entidade que duraria até 1943, reunindo partidos comunistas de diferentes países, com intenção de estabelecer o socialismo e fazer a transição para o comunismo em nível internacional. A entidade comunista foi esvaziada pelo ditador soviético Josef Stalin, que concentrou cada vez mais o poder no Estado, dificultando o internacionalismo e a transição para o comunismo.

Se por um lado existiu a Internacional Comunista, por outro lado persiste a Internacional Socialista, cuja versão atual foi fundada em 1951, na Inglaterra. A Internacional Socialista reúne partidos trabalhistas, sociais-democratas e, obviamente, socialistas. Essa entidade defende a social-democracia e o estado de bem-estar social, nos quais é possível fazer justiça social dentro do capitalismo e da democracia. O Brasil pré-2016 se enquadra nesta perspectiva.