Início Geral Fé | 44ª Romaria ao Santuário de Schoenstatt ocorre no domingo

Fé | 44ª Romaria ao Santuário de Schoenstatt ocorre no domingo

Após três anos sem edições, cerimônia retorna com confiança para dias melhores

Com novo trajeto, edição é novo começo para os fiéis da Mãe Rainha
Arquivo/RJ

Lucca Herzog
[email protected]

A 44ª edição da Romaria em homenagem à Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt acontece no domingo, dia 26 de novembro. Após três anos sem a romaria, esta será a primeira realizada no novo espaço, inaugurado em maio deste ano, na Rua Fernando Abott, 1290, no Bairro Goiás.
A peregrinação religiosa, embora que em trajeto menor, é uma continuação das edições já realizadas no endereço antigo, na BR-471. “O trajeto será menor, mas a qualidade de fé deve ser maior”, confiou a Irmã Sara Vincensi. “Estamos em um novo começo, e o começo é sempre pequeno. Quando pensamos em uma semente, é um gérmen tão pequeno, que depois pode dar uma árvore frondosa. Quando foi inaugurado o santuário, em 1977, o começo também foi pequeno.”
Apesar disso, neste ano, a celebração marca o jubileu de uma longa história de fé: 75 anos do primeiro Santuário de Schoenstatt do Brasil, o de Tabor, em Santa Maria. Ao todo, são 22 santuários filiais no Brasil, e cerca de 200 santuários filiais de Schoenstatt no mundo.

Confiança

Conforme Irmã Sara, o tema da cerimônia deste ano, “Com Maria aprendemos a confiar”, roga à padroeira o dom da confiança em dias melhores, baseando-se na oração do Confio: “Confio no teu poder, na tua bondade. Confio cegamente, em toda a situação, Mãe, no teu Filho, e na tua proteção”. Como explica a Irmã, aprender a confiar é fundamental: “Podemos ver, em todos os setores e da vida – na educação, na religião, na política -, como os laços de confiança são cada vez mais quebrados. Queremos aprender essa virtude de Maria. Ela soube confiar e entregar-se ao plano de Deus em sua vida. Segundo o Pe. José Kentenich, todo o milagre que recebemos sempre é precedido pela confiança. A medida que nós confiamos, Deus também vai ouvindo os nossos pedidos, e vamos crescendo nessa virtude, de confiar como um filho, de que há um poder maior”.

A programação

A programação da romaria inicia às 8 horas, com confissões na Catedral São João Batista. Logo depois, às 9h30min, ocorre a saída em frente à Catedral São João Batista, até o Santuário. Às 10h15min, será celebrada a Santa Missa. Às 11 horas será servido almoço no sistema drive thru, na Comunidade São José, com reservas pelo fone (51) 99846-3543.

Novo trajeto

O trajeto inicia na Rua Ramiro Barcelos, e segue até a Rua Ernesto Alves, até a esquina do Fórum. Após, ingressa na Rua Fernando Abott, até o Santuário.