Tiago Mairo Garcia
tiago@riovaçejornal.com.br

Seguindo os esforços para conter o avanço da propagação do novo coronavírus no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) determinou uma instrução normativa para as Inspetorias de Defesa Agropecuária ou Escritórios de Defesa Agropecuária. A instrução prevê a prorrogação do prazo para a apresentação de notas ficais de compra de vacinas contra a febre aftosa até 30 de abril.
Visando evitar aglomerações, a autarquia informou que os pecuaristas podem comprovar a vacinação e solicitar Guias de Trânsito Animal (GTAs) por e-mail. O produtor deve enviar à Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA), em que está cadastrado, a cópia da nota fiscal de compra da vacina contra febre aftosa e a declaração da quantidade de bovídeos vacinados por categoria, além da data da aplicação da vacina. Com estes dois documentos, as IDAs poderão proceder à homologação da vacina do produtor, registrando os dados na planilha de homologação e no Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).
O atendimento por e-mail também será possível para emissão de Guias de Trânsito Animal, desde que o solicitante não tenha impedimentos sanitários ou judiciais. O produtor enviará por e-mail, para qualquer IDA, cópia da Nota Fiscal de Produtor, devidamente preenchida. A GTA será emitida e respondida no mesmo e-mail.
Em Santa Cruz do Sul, a Inspetoria de Defesa Veterinária suspendeu o atendimento presencial para evitar aglomeração de pessoas. Conforme a médica-veterinária Aline Correa da Silva, responsável pelo órgão fiscalizador no município, os produtores que não quiserem realizar o processo por e-mail, podem entregar a nota de compra e realizar a comprovação no Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras. Ela salientou que o prazo para comprar as doses e efetuar as vacinas é até o dia 14 de abril e a comprovação pode ser feita até o dia 30 de abril. “Também poderá ser feita por e-mail a declaração anual do rebanho que foi prorrogada até o dia 31 de maio”, informou a responsável.
No total, deverão ser vacinados 26.504 bovinos em Santa Cruz do Sul, 8.986 em Sinimbu e 2.817 em Herveiras. A responsável pede que os produtores fiquem atentos aos prazos e não deixar para realizar o procedimento nos últimos dias. A médica veterinária também salientou que a partir desta terça, 24, a equipe da Inspetoria Veterinária estará fechada realizando apenas serviços internos e só efetuará atendimentos para casos excepcionais.
A Inspetoria Veterinária funciona de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Os endereços eletrônicos de e-mail do órgão local são os seguintes: [email protected] e [email protected].














