Início Geral Feriado de Corpus Christi altera maioria dos serviços em Santa Cruz

Feriado de Corpus Christi altera maioria dos serviços em Santa Cruz

Ricardo Gais
[email protected]

Embora haja celebração na Catedral São João Batista, comércio estará fechado. – Foto: Ricardo Gais

O mês de junho inicia com a comemoração de um feriado cristão. Celebrado nesta quinta-feira, 3, o Corpus Christi, que não é considerado feriado nacional, irá alterar o funcionamento dos serviços em Santa Cruz do Sul.

Em alusão ao feriado, os principais serviços do Município sofrerão mudanças em seus horários de funcionamento. O comércio varejista irá funcionar normalmente nesta quarta-feira, 2. Já amanhã, feriado, ficará fechado, retornado ao horário normal na sexta-feira, 4, conforme Sindilojas e CDL Santa Cruz.

Os hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns, etc, de abrangência do Sindigêneros do Vale do Rio Pardo, conforme Convenção Coletiva de Trabalho, poderão abrir os seus estabelecimentos neste feriado com mão de obra laboral.

As agências bancárias não abrirão seus espaços físicos para atendimento do público, no entanto, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, como de costume, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking. As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 3 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, na sexta-feira, 4.

Para quem for de carro até o Centro da cidade, nesta quinta-feira, não precisará pagar o Estacionamento Rotativo, pois fica suspensa a cobrança. A atividade volta ao normal na sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e no sábado, das 9 às 12 horas. Já o transporte coletivo do Consórcio TCS funcionará com o horário de domingo.

Os serviços relacionados à Prefeitura Municipal também terão mudanças, inclusive a prefeita Helena Hermany decretou ponto facultativo na sexta-feira, 3. Com isso, nestes dias será normal o funcionamento dos serviços essenciais como Centro Materno Infantil (Cemai), Casa de Saúde Ignez Moraes (Hospitalzinho), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto Atendimento Municipal junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda, Abrigo e Albergue, Guarda Municipal, além dos setores responsáveis pela limpeza dos banheiros das praças e equipe de varrição manual diária e de limpeza de vias e logradouros públicos do Município.

Em regime de plantão, funcionará o setor de transportes como, Vigilância Sanitária/Fiscalização, Conselho Tutelar, setor de Hidráulica e Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD). No caso de avarias na iluminação pública e problemas relacionados ao trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana atenderá pelo telefone de plantão 118 ou 153.

A Feira Rural Central vai funcionar normalmente na sexta-feira, das 15h às 19h, e a Feira Orgânica do Santo Inácio nesta quinta-feira, das14h às 19h. Em relação à coleta de lixo, o recolhimento efetuado pela Conesul não sofrerá alterações nestes dias. Já a coleta seletiva solidária da Coomcat não será realizada na quinta-feira feriado, retornando ao normal na sexta-feira.