Início Cinema Festival Santa Cruz de Cinema anuncia Thiago Lacerda como homenageado

Festival Santa Cruz de Cinema anuncia Thiago Lacerda como homenageado

Evento ocorre em outubro e inscrições para Mostra Competitiva estão abertas

Divulgação/RJ
Ator Thiago Lacerda ganhou seu primeiro papel como protagonista em 1999, na novela “Terra Nostra”

A organização do 6º Festival Santa Cruz de Cinema, que acontecerá entre 23 e 27 de outubro na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, anuncia novidades na edição, que é realizada pelo Sesc/RS, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Pé de Coelho Filmes. Dentre elas, o início do prazo de inscrições para a Mostra Competitiva de curtas metragens produzidos em qualquer parte do território nacional e que iniciaram no dia 06 deste mês e seguem até o dia 06 de junho. Ainda, o homenageado de 2023: o ator carioca Thiago Lacerda, que será agraciado com o Prêmio Tuio Becker durante o evento.
É novidade, também, a implementação do Prêmio “Filmes do Bem”. O reconhecimento foi criado em parceria com a empresa Filmes do Bem, uma locadora de equipamentos cinematográficos de São Paulo, e dará dois prêmios de R$ 25 mil em aluguel de equipamentos aos ganhadores de “Melhor Filme” e “Melhor Direção de Fotografia”. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a produção de obras brasileiras.
Após o sucesso do ano anterior, o organizador do evento e diretor da Pé de Coelho Filmes, Diego Tafarel, projeta que o 6º Festival Santa Cruz de Cinema será ainda maior. “Se em 2022 nos consolidamos como o Festival de curtas-metragens com maior público presente no País, com mais de 600 pessoas por sessão, neste ano, queremos ir além. Agradecemos a confiança dos patrocinadores e apoiadores que seguem tornando isso possível!”, destaca.
O 6º Festival Santa Cruz de Cinema terá uma vasta programação gratuita que envolve mostra de filmes, oficinas, debates e outras atividades culturais que serão divulgadas em breve. Ele é patrocinado por JTI e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Para empresas que desejem colaborar com a realização do evento, a organização ainda está captando recursos via Lei Rouanet e também de modo direto. Os contatos para novos patrocínios devem ser tratados com a Pé de Coelho Filmes.

Inscrições Abertas

As inscrições para participar da Mostra Competitiva do 6º Festival Santa Cruz de Cinema estão abertas. Filmes de curta-metragem, produzidos a partir de 2022, em todo o território nacional, podem se inscrever através do site (www.festivalsantacruzdecinema.com.br). O cadastro fica disponível até o dia 6 de junho e o regulamento completo também pode ser acessado no site do Festival.

Prêmio Tuio Becker

O Prêmio Tuio Becker, criado no Festival Santa Cruz de Cinema em 2019, visa homenagear nomes relevantes para o cinema brasileiro. Em 2023, na sua 6ª edição, quem recebe a homenagem é o ator carioca Thiago Lacerda. O artista, nascido em 1978, ganhou seu primeiro papel como protagonista em 1999, na novela “Terra Nostra”. Com seu talento nas telas, logo passou a atuar em diversas novelas, séries e filmes. Entre as obras que o ator estrelou, estão as renomadas “A casa das sete mulheres”, “O tempo e o vento”, “Liberdade, liberdade”, “Cordel Encantado”, “Promo Getúlio Vargas”, “Segurança Nacional”, “Pecado Capital”, “Aquarela do Brasil”, “Além de nós”, “Um animal amarelo”, entre outros.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.