Início Colher de Pau Filé suíno ao molho de especiarias

Filé suíno ao molho de especiarias

A chef Cátia Leal, do Senac – Santa Cruz, apresentou a receita de um filé suíno numa das oficinas da Escola de Gastronomia do Senac, durante a 35º Oktoberfest. 

INGREDIENTES
Molho Velouté

1 dente de alho picado
¼ de cebola picada
1 colher (sopa) de manteiga
½ xícara de vinho branco seco
1 colher (sopa) de creme de leite fresco
½ xicara de leite
Molho de ervas
¼ de maçã verde em cubinhos
½ cenoura pequena em cubinhos
1 dente de alho
½ xícara de molho velouté
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de curry em pó
½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de pimenta-do-reino
Filé
100 g de mignon suíno
½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de pimenta-do-reino branca
½ colher (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO
Molho Velouté –
Em uma frigideira, coloque a manteiga, a cebola e o alho, refogando até dourar.  Acrescente o vinho branco e deixe reduzir. Adicione o creme de leite e o leite e cozinhe por 3 minutos ou até começar a engrossar. Reserve.
Molho de ervas – Em uma frigideira pequena, coloque a manteiga e refogue o alho e a cenoura até dourarem. Em seguida, acrescente o velouté e o restante dos ingredientes. Depois que o molho estiver encorpado, coe-o e reserve a maçã e a cenoura para a decoração.
Filé – Enrole o filé em filme plástico e deixe-o na geladeira por 3 horas. Fatie-o e tempere com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira preaquecida, acrescente a manteiga e grelhe o mignon dos dois lados. Para garantir o cozimento total, leve os pedaços ao forno preaquecido, a 200°C, por 15 a 20 minutos. Sirva o filé com molho e decore com as maçãs e as cenouras reservadas do molho de ervas.