Início Sem categoria Filme em forma de homenagem

Filme em forma de homenagem

No mês dedicado aos pais, a Associação dos Amigos do Cinema trará, como homenagem, a proposta de apresentar dois filmes que reflitam com competência e delicadeza sobre o complexo relacionamento entre pais e filhos. A primeira exibição acontece nessa terça-feira, 4 de agosto e um dos filmes escolhidos para a sessão é Como matei meu pai, nome baseado no título original Comment j’ai tué mon père, um filme francês, de Anne Fontaine, lançado em 2001.

Divulgação/Internet

Filme foi lançado em 2001

A história nos apresenta a Jean-Luc, um médico bem sucedido, rico e conceituado, que atua sua própria clínica de gerontologia na pequena e burguesa cidade de Versalhes. Especializado no combate ao envelhecimento ele atende exclusivamente a uma clientela abastada. Casado com uma moça de família impecável, o personagem tem o irmão mais novo como motorista e caseiro, uma bela assistente como amante e por todos esses motivos, sua vida parece perfeita.

No entanto, a volta inesperada do pai, que havia sumido, abandonando a família quando Jean-Luc ainda era criança, traz uma reviravolta e junto com ela, traz à tona feridas antigas. A história gira em torno de questionamentos como “o que é um genitor?” e “o que é um pai de fato?”, ou seja a concepção que temos de pai. Faz o espectador questionar também o que está por trás da figura de poder e amor e a importância da relação entre pais e filhos.

 O filme tráz como atores Charles Berling, Hubert Koundé, Karole Rocher, Amira Casar e Michel Bouquet.

Anne Fontaine é diretora e roteirista de filmes, e tem em sua filmografia obras como “Como Antes de Chanel” de 2008; “Amor sem pecado” de 2013; “O Preço da Traição” de 2009 e “Garota de Mônaco” de 2008.