LUANA CIECELSKI
[email protected]
Quem convive com crianças e sabe ouvi-las, percebe que pode haver muita sabedoria na forma simples que elas têm de ver a vida. E foi justamente isso que aconteceu com Demétrio de Azeredo Soster e Fabiana Piccinin, pais do Pedro. Quando ele ainda nem tinha completado uma mão cheia de dedos de idade, eles começaram a fazer registros aqui e ali, de algumas máximas que o menino disparava rotina afora. Quatro anos depois, neste sábado, 12 de novembro, eles estarão na Livraria e Cafeteria Iluminura lançando o livro “Pérolas de Pedro”.

O lançamento será às 10 horas, e como o nome já diz, o livro é uma coletânea de pérolas do menino que agora conta com 8 anos. Elas foram sendo publicadas ao longo dos anos, principalmente pela mãe, nas redes sociais. “As pessoas liam, e gostavam. Não demorou muito para que começassem a pedir para que reuníssemos essas histórias em um livro”, contou Demétrio, que assim como sua esposa Fabiana, é professor do Curso de Comunicação Social da Unisc.
Reunir todas as 87 histórias não foi uma tarefa muito fácil. Conforme conta o pai, elas foram sendo lançadas no facebook, e quando a decisão por lançar o livro foi tomada, todas essas publicações tiveram que ser resgatadas, o que levou algum tempo. Demétrio também conta que foi preciso dar um tom narrativo às situações vividas. “Todas as falas aconteceram. Ele disse mesmo todas as coisas que estão no livro. Porém eu e a Fabi tivemos que transformá-las em pequenas crônicas”, relata. O resultado desse compêndio é a diversão garantida.
O livro é o segundo lançamento da Editora Catarse e tem capa e ilustrações feitas pelo artista gráfico Gabriel Renner. Ele pode ser adquirido nas livrarias de Santa Cruz do Sul, pelo valor de R$ 25,00. Ele também é encontrado na Livraria Campus, no Centro de Convivência da Unisc, que é responsável pela distribuição. O e-mail da Campus é [email protected] e os telefones, (51) 3717-7433 e (51) 3717-7432.
In memorian
Além das crônicas de Pedro, um dos grandes destaques do livro é o prefácio feito pelo escritor Carlos Urbim, que faleceu em fevereiro desse ano. Demétrio explica que logo que surgiu a ideia de reunir as histórias em um livro, algumas das crônicas foram enviadas para Urbim. “Pedimos que ele fizesse esse trabalho, e ele fez um belíssimo resumo das pequenas histórias do Pedro”, comenta o pai.
Confira um trecho: “Cheios de ternura, os pais de Pedro revelam o encanto do convívio familiar que leva a constatações e descobertas surpreendentes. Ainda bem que eles conseguem entregar estas páginas encharcadas de alumbramentos”.
Os pais do Pedro
Demétrio de Azeredo Soster é professor de Comunicação Social, Jornalismo, na Universidade de Santa Cruz do Sul, onde também leciona no Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc, onde pesquisa narrativas. Já organizou 11 livros sobre Jornalismo e é autor dos livros, “Tempo Horizontal” (Edunisc, 2013), “Livros de Razão” (Insular, 2014) e “Quase Coisa” (Catarse, 2015). É diretor-editorial da Editora Catarse Ltda.
Fabiana Piccinin também é formada em jornalismo e também leciona na Universidade de Santa Cruz do Sul no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Letras onde também pesquisa narrativas. É a principal responsável pelos registros das pérolas de Pedro e diretora-executiva da Editora Catarse Ltda.














