Início Esportes Futebol amador: mais rigor nas punições

Futebol amador: mais rigor nas punições

 Organizadores e dirigentes de ligas de futebol amador, departamentos e secretarias municipais ligadas ao esporte reuniram-se nesta quinta-feira, 28, no Parque da Oktoberfest, com o propósito de uniformizar o entendimento com relação a punições, no que se refere ao período de suspensão de atletas envolvidos em atos de indisciplina durante campeonatos realizados na região.

O regramento versa sobre atos como chegar às vias de fato, gestos obscenos, ofensa verbal e moral, crítica desrespeitosa, tentativas de agressão, agressão de fato e outras. O tema veio à tona em janeiro de 2012, quando dirigentes de clubes e ligas do futebol amador reuniram-se preocupados com a situação de atletas cumprindo pena de suspensão por prática de indisciplina em determinado município estarem livremente participando de campeonatos em outros locais, à revelia da penalidade imposta.
Na época os participantes elaboraram um documento uniformizando os regulamentos, documento que foi aprimorado na manhã de quinta. De acordo com o secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte de Santa Cruz do Sul, Henrique Hermany, que mobilizou novamente os dirigentes para uma avaliação das medidas, o encontro foi positivo. “Queremos que os fatos disciplinares tenham um entendimento unificado porque acreditamos que o sucesso dos campeonatos passa inevitavelmente pela disciplina”, avaliou.

Divulgação/RJ

Secretário Henrique Hermany mobilizou novamente os dirigentes para uma avaliação das medidas
 
 
A reunião contou com a adesão da Afasc, Liga Regional do Vale do Rio Pardo, Liga Integração Futebol Sete e Campeonato de Futebol Sete Saraiva. Para Jair Eich, presidente da Liga Regional, que assinou o documento na quinta pela manhã, é muito importante que os dirigentes se conscientizem da necessidade de uniformizar a questão das punições. “A disciplina vem antes da realização do evento. As pessoas vão aos jogos para torcer, junto com seus familiares, portanto é um momento de integração, que só é possível com harmonia. Acordos como esse são sempre bem-vindos”, disse.
Também assinaram o documento representantes da Prefeitura de Vera Cruz, CMD de Sinimbu, CMD de Vale do Sol, Lifasc, Campeonato Vale do Castelhano e Departamento de Futebol Monte Alverne.