Início Avenida Gauchão 2024: Dois santa-cruzenses na disputa depois de 12 anos

Gauchão 2024: Dois santa-cruzenses na disputa depois de 12 anos

O principal certame futebolístico do Rio Grande do Sul vai ter a sua largada neste fim de semana. Doze 12 clubes de oito cidades começam o Campeonato Gaúcho Série A1 – Divisão Especial na mesma chave e vão se enfrentar em turno único. Entre eles estão Avenida e Santa Cruz, os representantes de Santa Cruz do Sul, que voltam a se encontrar no primeiro nível após 12 anos.

O Periquito é remanescente do campeonato do ano passado, onde terminou a primeira fase na nona colocação, com dez pontos – duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas. A ideia no clube dos Eucaliptos, a praça de esportes da Rua São José, é consolidar a sua condição na primeira divisão e até brilhar como em 2018, quando foi semifinalista do Gauchão. O Avenida ainda fará da competição estadual um laboratório para a Série D do Brasileiro, que começará em abril.

O Santa Cruz retorna à primeira divisão depois de dez anos disputando as inferiores. O Galo retorna ostentando os títulos de campeão da Série B (Terceirona) de 2021 e da Série A2 (Acesso) de 2023. A promessa no clube da Rua Gaspar Silveira Martins, do tradicional Estádio dos Plátanos, é se manter no Gauchão pelas próximas temporadas – a maior sequência do Alvinegro no nível principal do futebol gaúcho foi de 17 anos, de 1998 a 2013.

Os dois clubes de Santa Cruz do Sul terão a companhia, na etapa inicial, de: Guarany, de Bagé; Caxias e Juventude, de Caxias do Sul; Ypiranga, de Erechim; São Luiz, de Ijuí; Novo Hamburgo; Brasil, de Pelotas; Grêmio, Internacional e São José, o trio de Porto Alegre. Os oito primeiros colocados se classificarão para a segunda fase, enquanto os dois últimos serão rebaixados à Divisão de Acesso de 2025.

Fases finais
A segunda etapa do Gauchão será a de quartas de final, que retorna à fórmula do campeonato neste ano. Os oitos classificados serão divididos em quatro grupos de dois cada e os times que seguirão em frente sairão de eliminatórias simples, ou seja, jogos únicos, nas casas daqueles de melhor campanha até então.

Os quatro semifinalistas também serão distribuídos em chaves de dois cada, porém os confrontos terão ida e volta para apontar aqueles que passarão à grande final do campeonato. O campeão gaúcho de 2024 será conhecido em duas partidas, nos dias 31 de março e 7 de abril.

Grêmio e Caxias abrem a competição

Os finalistas do Gauchão de 2023 abrem a edição de 2024 neste sábado, 20, às 16h30. O hexacampeão Grêmio visita o vice-campeão Caxias no Centenário, em Caxias do Sul. O Tricolor busca o sétimo título consecutivo na competição (tem 42 no total), enquanto o time serrano se propõe a buscar o título que conquistou apenas uma vez, em 2000, sob o comando do técnico Tite e em cima do mesmo adversário da Capital.

Renato Portaluppi deve escalar o Grêmio com os reforços que chegaram neste começo de ano: o goleiro Marchesín, ex-Porto, de Portugal, e Celta, da Espanha, e dois que estavam no Santos, o volante Dodi e o meia-atacante Soteldo. Contudo, não conta mais com o atacante Ferreira, que se transferiu ao São Paulo, e o clube ainda procura alguém para ocupar a vaga do astro uruguaio Luis Suárez. Já o Caxias contratou quase um time inteiro, já que terá o Brasileiro Série C pela frente na temporada.