Início Esportes Gauchão: Santa Cruz sofre goleada do Grêmio

Gauchão: Santa Cruz sofre goleada do Grêmio

Galo levou 6 a 2 na Arena na tarde deste sábado e vê o fantasma do rebaixamento ainda mais assombroso
Foto: Vinícius Molz Schubert

José Carlos Ferreira – [email protected]

O Santa Cruz viu a suas chances de escapar do rebaixamento no Gauchão diminuírem ainda mais neste sábado, 17. Derrotado por 6 a 2 pelo Grêmio na Arena, em Porto Alegre, o Galo permanece afundado na 12ª e última posição da tabela, com apenas três pontos em nove partidas, e está bem próximo de voltar para a Série A2, da qual foi campeão na temporada passada.

A defesa alvinegra suportou as tramas tricolores até os 14 minutos de primeiro tempo, quando o jovem atacante Gustavo Nunes abriu o placar. O Grêmio ampliou logo depois, aos 16, com Franco Cristaldo. O Santa Cruz surpreendeu e descontou aos 25 com um golaço de David Luis em chute de fora da área.

O técnico Pedro Iarley modificou o Galo ainda na primeira etapa: aos 31, retirou os meias Leylon e Léo Aquino para os ingressos de Rafael Mineiro e Pablo Bueno. As alterações fizeram o time se assanhar um pouco mais no campo ofensivo, mesmo dando mais espaços para as investidas gremistas.

Aos 47, contudo, uma terceira troca no Santa: o zagueiro Anderson Alagoano sentiu lesão muscular na perna direita e deixou o lugar para Kevlin. Aos 50, num ataque bastante envolvente do time alvinegro, Jean Lucca empatou com muita categoria, encobrindo o goleiro Marquesín: 2 a 2.

Desandou no segundo tempo
O Grêmio voltou do intervalo com três mudanças: André Henrique na vaga de Cristaldo e os estreantes Cristián Pavón e Du Queiroz nos lugares de Everton Galdino e Pedro Geromel respectivamente – volante Villasanti foi recuado para a zaga. A pressão ofensiva do time da casa aumentou e o Santa Cruz se defendia bem.

Iarley fez as últimas trocas no Galo aos 17, com as saídas de David e Tcharles para as entradas de Tairone e Rickelmy. Porém, aos 22, o ataque gremista acertou o pé e Pavón fez 3 a 2. O quarto do Tricolor foi com João Pedro, que deveriam da lateral para a meia direita e soltou um canudo de canhota aos 30. Sozinho no meio da área, JP Galvão encheu o pé após cruzamento da linha de fundo e fez 5 a 2 aos 33.

O contestado centroavante gremista deu lugar a Besozzi aos 40, junto com a saída de Kanemann para a entrada de Dodi. O argentino Pavón, nome do jogo, deu bela assistência para André Henrique definir o escore aos 46: Grêmio 6 a 2.

E agora, como fica?
Agora o Santa Cruz precisa de uma combinação de resultados para escapar da degola. Tem de torcer por tropeço do Ypiranga, outro assombrado pelo fantasma do rebaixamento, no São Luiz em Ijuí ainda noite deste sábado. Se isso der certo, o Galo terá de vencer o time de Erechim no dia 26, nos Plátanos, e o do noroeste do Estado na última rodada, em 2 de março, fora de casa.

O Canarinho também não poderá ganhar do Brasil na partida derradeira no Colosso da Lagoa. Além disso tudo, o arquirrival Avenida tem de perder nos seus dois compromissos restantes: Caxias na segunda-feira, 19, na Serra, e São José no fechamento da primeira fase, nos Eucaliptos.