Início Saúde Gestantes do projeto "Esperando Bebê" encerram o ano

Gestantes do projeto "Esperando Bebê" encerram o ano

Foi com muita descontração, animação e emoção que as participantes da segunda edição do “Projeto Esperando Bebê”, ligado ao Programa da Primeira Infância Melhor (PIM) das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Sul, encerraram as atividades deste ano. Na confraternização, realizada na quinta-feira, 8, na Associação Atlética Philip Morris, cerca de 35 gestantes estiveram presentes para relembrar as atividades realizadas durante o ano e para degustar um delicioso chá servido com tortas, cucas e salgados.

Na ocasião, elas também receberam certificados pela participação no projeto e uma bolsa para carregar os pertences dos bebês, com sabonete, pacote de fralda e uma toalha. A Coordenadora do Programa Primeira Infância Melhor em Santa Cruz, Márcia Wazlawik não escondeu a emoção. Segundo ela, quase todas as gestantes do projeto vieram para a confraternização, com exceção das que estavam dando a luz naquele momento ou as que haviam acabado de fazer cesariana. “A participação destas mulheres no projeto representa muito para nós e, principalmente, para os filhos delas. Essa geração de crianças será uma geração melhor, porque vão conseguir perceber que foram desejados, amados, muito por causa das atividades que realizamos ao longo do ano trabalhando essa questão: preparar-se para a chegada desse novo membro na família”, disse Márcia.

As atividades da segunda edição do “Projeto Esperando Bebê” iniciaram em setembro de 2011 e contaram com a participação de 39 gestantes do PIM e dos ESFs Bom Jesus, Gaspar, Cristal, Glória e Menino Deus, além do apoio da Estratégia Saúde da Família (ESF) de cada bairro, UNISC, Hospital Santa Cruz e também das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Social. O projeto possui ações voltadas ao acompanhamento da gestante nos três trimestres de gravidez e na fase pós-parto, ampliando as informações sobre a gestação e sobre o desenvolvimento infantil, além de promover a preparação de um lugar para o bebê na família e também promover ações de bem-estar para as futuras mamães.

 

Ataídes de Souza

Equipe do PIM e grupo de gestantes que fazem parte do projeto “Esperando Bebê”

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul