Início Economia Governador Ranolfo visita a unidade da BAT Brasil em Santa Cruz

Governador Ranolfo visita a unidade da BAT Brasil em Santa Cruz




Usina de beneficiamento de tabaco está entre as cinco principais do mundo, sendo a de maior dimensão do grupo BAT
Fotos: Junio Nunes

O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), realizou uma visita institucional à unidade de beneficiamento de tabaco da BAT Brasil (ex-Souza Cruz), em Santa Cruz do Sul, polo das atividades com o produto no Brasil. O chefe do Executivo Estadual foi apresentado à cadeia produtiva do fumo e pôde conferir o trabalho realizado na produção, estocagem de tabaco cru, processamento e armazenamento.

“Pude conhecer as instalações da BAT Brasil, uma grande empresa do nosso Estado. No nosso governo, trabalhamos para ser uma alavanca para o empreendedorismo, e ficamos muito satisfeitos em ver de perto o talento e a dedicação do povo gaúcho”, declarou o governador.

A força da usina de Santa Cruz do Sul pode ser vista também nos números. A unidade conta com 7 mil produtores envolvidos no cultivo do tabaco e responde por uma produção total de 56 toneladas por ano, resultando em uma renda de R$ 650 milhões aos agricultores apenas na última safra. “Como líder do setor, a BAT Brasil reafirma junto ao governador o nosso compromisso com o Sistema Integrado e a sustentabilidade da produção de tabaco”, acentuou Sérgio Ricardo, diretor de Tabaco da companhia.

A BAT Brasil e os produtores a ela vinculados conquistaram, em setembro de 2021, um marco para o setor de tabaco no País: a certificação de 100% da sua produção integrada. Isso confirmou a liderança da empresa em temas importantes para a agricultura, a indústria e a sociedade, além de destacar seu propósito em integrar pessoas.

Impacto do mercado ilegal na região

O drama do mercado ilegal de cigarros também foi um dos assuntos discutidos com o governador. Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estatística (Ipec), em 2020, a ilegalidade respondeu por 33% de todos os cigarros consumidos no Rio Grande do Sul – destes, 22% foram contrabandeados principalmente do Paraguai e 11%, produzidos no Brasil por fabricantes classificadas como devedores contumazes, que fazem do não pagamento de impostos o seu negócio. No ano passado, o cigarro foi o principal produto apreendido no RS, com 66% do volume total, o equivalente a mais de R$ 61 milhões que foram tirados de circulação do crime organizado.

Sobre a usina de Santa Cruz do Sul

Inaugurada em dezembro de 1996, a usina de beneficiamento de Santa Cruz do Sul conta com 124 mil metros quadrados de área construída e já foi a maior unidade de tabaco do mundo. Hoje, continua entre as cinco principais, sendo a de maior dimensão do grupo British American Tobacco (BAT). Está localizada numa área de 100 hectares e projetada para atender todo o beneficiamento de tabaco da empresa, com capacidade para 100 milhões de quilos por safra. São 323 funcionários efetivos, 1,6 mil safristas e cerca de 150 terceirizados.

Em torno de 70% da produção originária das linhas de beneficiamento são destinados ao mercado externo. A usina conta com dois importantes títulos de sustentabilidade internacionais: o selo Carbono Neutro e a certificação da AWS (Alliance for Water Stewardship). A AWS contempla a gestão sustentável dos recursos hídricos de toda a cadeia produtiva e a certificação Carbono Neutro reconhece uma série de práticas sustentáveis adotadas pela companhia nos últimos anos, que reduziram consideravelmente a geração de gás carbônico (CO2).

Sobre a BAT Brasil

Empresa centenária no Brasil, a BAT Brasil, ex-Souza Cruz, está presente em todos os Estados, com cerca de 5 mil colaboradores diretos e 2 mil sazonais, indo de uma ponta à outra da cadeia produtiva, graças também à parceria com os produtores integrados, que plantam e colhem a matéria-prima. A companhia está em linha com as transformações do Grupo BAT, priorizando a diversidade, a sustentabilidade e a proximidade com o cliente, atendendo suas necessidades de consumo e inspirando a sociedade, ao mesmo tempo em que trabalha ativamente por um amanhã melhor.