Início Esportes Grêmio tenta repetir façanha do Santos de Pelé

Grêmio tenta repetir façanha do Santos de Pelé

Nelson Treglia
[email protected]

Desde 1960, a Copa Libertadores da América é marcada por uma forte disputa entre os clubes da América do Sul. Os duelos entre brasileiros e argentinos estão entre os principais confrontos desta competição. A primeira decisão Brasil x Argentina na Libertadores ocorreu em 1963, quando o Santos de Pelé foi bicampeão sobre o Boca Juniors em plena La Bombonera.

Em 2017, o Grêmio quer o tricampeonato diante do Lanús, em duas partidas. Assim como aquele Santos x Boca, o segundo jogo da final será na Argentina, dia 29 de novembro. Mas, antes, tem o jogo de ida em Porto Alegre nesta quarta-feira, 22, quando Tricolor e Lanús abrem a decisão na Arena do Grêmio, a partir de 21h45.

Em casa, o Grêmio tentará abrir vantagem na final da Libertadores contra o Lanús, da mesma forma que o Santos fez em 1963, quando derrotou o Boca por 3 a 2 no Maracanã do Rio de Janeiro. Ou, quem sabe, o Tricolor poderá vencer por maior margem de gols, o que dará maior vantagem na partida de volta. No segundo jogo da final Santos x Boca, no Estádio La Bombonera de Buenos Aires, o Peixe voltou a vencer por 2 a 1, sagrando-se bicampeão.

Se o Grêmio repetir a façanha do Santos (ser campeão dentro da Argentina), será o primeiro título do Tricolor contra um clube argentino na final. Em quatro finais disputadas, o time gaúcho foi campeão duas vezes (em 1983, contra o Peñarol do Uruguai e, em 1995, contra o Nacional da Colômbia) e vice-campeão outras duas vezes (contra os argentinos Independiente, em 1984, e Boca Juniors, em 2007).

O desafio começa nesta quarta, dentro da Arena. Em busca do tri!