Início Esportes Grêmio: vitória no Equador dá o ar de favorito ao título?

Grêmio: vitória no Equador dá o ar de favorito ao título?

Defesa de Marcelo Grohe contra o chute de Ariel, já é considerada uma das melhores da história do futebol

Nelson Treglia
[email protected]

Nada vai tirar o Grêmio da grande final da Copa Libertadores da América. Com a vitória por 3 a 0 no Equador sobre o Barcelona local, nesta quarta-feira (25 de outubro), o Tricolor tem a classificação encaminhada para a decisão do maior torneio continental. O segundo jogo da semifinal contra os equatorianos será no primeiro dia de novembro, em Porto Alegre, na Arena.

Nada é fácil no futebol, e o Grêmio não deve encarar o jogo de volta com excesso de euforia. Mas, para quem está fora do campo e do ambiente interno do Tricolor, pode apostar tranquilamente em uma classificação da equipe gaúcha. É uma situação óbvia, mas deve ser dita, porque define muito bem este momento do Grêmio na Libertadores.

A questão é: um placar de 3 a 0, bastante expressivo para uma semifinal de Libertadores jogando fora de casa,  e jogando bem, não evidencia o Grêmio como grande favorito ao título? Se considerarmos que, em casa, na terça-feira, o River Plate só fez 1 a 0 sobre o Lanús, dá para dizer que o Tricolor fica com ar de favorito. Está claro que uma semifinal é mais equilibrada do que a outra.

Os dois gols de Luan, o gol de Edílson, a defesa incrível em pleno ar de Marcelo Grohe, interceptando um chute praticamente em cima da linha do ex-colorado Ariel, são fatores que empolgam o torcedor gremista. Sobretudo, a boa equipe que o técnico Renato tem em mãos, é um indício claro de que o tricampeonato da América está próximo.

Claro que, de fato, “não existe jogo jogado”. A final, principalmente, não está jogada ainda. Mas a semifinal? Já era. Só o Grêmio não pode pensar assim. Do lado de fora, não há como negar a certeza: o Grêmio será finalista pela quinta vez em 57 anos de história da Copa Libertadores da América.