Início Sem categoria Hoje tem 'Chinatown' na sessão Amigos do Cinema

Hoje tem 'Chinatown' na sessão Amigos do Cinema

Filme será exibido às 20h, na sede do Sindibancários

‘Chinatown’, de Roman Polanski, 1974, EUA, com Jack Nicholson e Faye Dunaway, 130 min, será o longa exibido pela Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul. A sessão inicia às 20h, desta terça-feira, na sede do Sindibancários. O apoio fica com o Sindibancários, Escritório Fuerstenau e Distaky Vídeo. 

Na década de 1930, em meio às guerras da água na Califórnia, J.J Gittes é um detetive de Los Angeles especializado em casos matrimoniais. É contratado por Evelyn Mulwray para investigar uma suposta traição do marido, Hollis Mulwray, engenheiro-chefe da Companhia de Água e Energia de Los Angeles. Gittes descobre que Hollis mantém um relacionamento com uma moça, porém, é surpreendido quando a verdadeira Evelyn Mulwray aparece em seu escritório disposta a processá-lo. Em seguida, Hollis aparece morto em um reservatório e Gittes decide descobrir quem o enganou. Sua busca revela uma trama de desvio de fornecimento de água, aquisições de terras no Vale de São Fernando e o envolvimento de pessoas ligadas à Companhia de Água e Energia, e até do pai de Evelyn, Noah Cross.

O filme foi inspirado pelas guerras da água na Califórnia, uma série de disputas sobre a água no sul da Califórnia no início do século XX pelo qual os interesses de Los Angeles se sobrepuseram aos direitos à água no Vale Owens. Foi produzido por Robert Evans para a Paramount Pictures. Foi o último filme do diretor nos Estados Unidos, e apresenta muitos elementos de filme noir, particularmente uma história multicamadas que varia entre a necessidade de solucionar um mistério e a narrativa de um drama psicológico.

Em 1991, foi selecionado pela Biblioteca do Congresso para preservação no National Film Registry dos Estados Unidos para filmes que são “culturalmente, historicamente, ou esteticamente significantes”. É frequentemente listado entre os maiores do cinema mundial. No Oscar de 1975 recebeu onze indicações, vencendo Robert Towne na categoria de Melhor Roteiro Original. Nos Prêmios Globo de Ouro foi honrado com premiação para Melhor Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro. O American Film Institute o colocou em segundo lugar entre os filmes de mistério.