Início Especiais Hospital Santa Cruz: 114 anos de inserção comunitária

Hospital Santa Cruz: 114 anos de inserção comunitária

O Hospital Santa Cruz (HSC) foi fundado em 22 de maio de 1908 e é o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, certificado com a Acreditação Nível 1 concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Possui cerca de 23 mil metros quadrados de área construída, com 247 leitos (Dez/2021). Atualmente possui mais de 900 funcionários e um corpo clínico qualificado e em constante aperfeiçoamento, composto por 275 médicos. A instituição atende a pacientes internados e em ambulatórios, e oferece serviços de diagnóstico e tratamento com procedimentos inéditos na região.


Um fato marcante e que mudou os rumos da história do HSC foi a sua aquisição pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), em 2003. A partir daí, foram várias conquistas importantes, a maior delas a certificação definitiva como Hospital de Ensino, em 2012, estágio mais elevado que uma casa de saúde deste gênero pode atingir. O HSC passou a oferecer cinco programas de residência médica e um de residência multiprofissional, que contempla oito áreas, recebendo em média 800 estudantes de diferentes habilitações da graduação e da pós-graduação a cada semestre, além dos cursos técnicos, qualificando a assistência para toda a comunidade.


Ainda em 2012, o Hospital obteve o credenciamento como unidade de assistência em alta complexidade cardiovascular, tornando-se, dois anos após, centro de referência nessa especialidade. O HSC também é referência em alta complexidade em traumatologia/ortopedia – cirurgias eletivas e de urgência para os municípios que compõem a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (sede Cachoeira do Sul) e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (sede Santa Cruz do Sul) – e em gestantes de alto risco para a 13ª CRS. Também é habilitado como unidade de alta complexidade em terapia nutricional enteral e parenteral, e de referência em oftalmologia. Além disso, é nível 3 de excelência para a UTI adulto, que é o máximo a ser alcançado por uma unidade de tratamento intensivo.

Momentos que marcaram a trajetória

• Com o início da colonização alemã em Santa Cruz do Sul, surge a necessidade da construção de um hospital para atender às exigências cada vez mais crescentes da população na área da saúde. Sob a iniciativa do padre Francisco Suzen, a comunidade realiza uma campanha para arrecadar donativos, material e mão de obra voluntária, a fim de que a obra tivesse início. No entanto, a situação financeira da colônia exige a interrupção da iniciativa, a qual só seria retomada mais tarde, após a chegada das irmãs franciscanas à localidade.
• O ano de 1893 marca a chegada das religiosas da Ordem de São Francisco a Santa Cruz do Sul. Após encontros e debates com a comunidade, a madre geral da congregação, irmã Ludmila, propõe o irrecusável: as irmãs cederiam o terreno de sua propriedade, profissionais da área da saúde e manteriam a instituição, enquanto a comunidade ficaria responsável pela edificação do estabelecimento.
• A campanha de arrecadação de fundos é retomada e, mesmo com diversas dificuldades, a construção tem início em 1905, sendo concluída em novembro de 1907. As atividades do Hospital Santa Cruz, finalmente, começam em 22 de maio de 1908, tendo o alemão Heinz von Ortenberg à frente dos trabalhos como médico-chefe da casa de saúde. Alternando a residência em Santa Cruz com a participação nas duas guerras mundiais, Ortenberg confere, desde cedo, o caráter humanista que o HSC adquirira com o passar dos anos, atendendo gratuitamente às camadas mais humildes da população. Esse perfil seria fortalecido com a administração empreendida pelas irmãs, guiadas pelos ideais franciscanos de generosidade, fraternidade e apoio aos mais necessitados.
• Entre as décadas de 1970 e 1990, a instituição passa por reformas, ampliações e inauguração de novos serviços. Informatização de diversos setores, ampliação da UTI adulto, criação da UTI neopediátrica e do setor de Pneumologia e Cirurgia Torácica são alguns dos acontecimentos que marcaram seus últimos 30 anos.
• Em 30 de junho de 2003, o Hospital é adquirido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz (Apesc) com o foco voltado na ética, seriedade e transparência que caracterizam a entidade. Assim, o HSC inicia uma nova fase, dando continuidade ao atendimento das demandas em saúde da comunidade do Vale do Rio Pardo, e obtém, em 2012, a certificação definitiva como Hospital de Ensino.
• Em 2014, o Hospital foi habilitado como centro de referência em alta complexidade cardiovascular, sendo credenciado a realizar procedimentos endovasculares extracardíacos e de eletrofisiologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços abrangem a 8ª e a 13ª Coordenadorias Regionais de Saúde, representando mais de 600 mil habitantes de 25 municípios dos vales dos rios Pardo e Jacuí.
• Com a pandemia de covid-19, o HSC passou por uma profunda reestruturação de sua parte física e do seu fluxo de atendimento a partir de março de 2020, tornando-se referência no atendimento para pacientes com coronavírus. Com o avanço da vacinação e a redução do número de casos, os serviços e atendimentos começaram a ser restabelecidos em 2021.

Foco na sustentabilidade e na qualidade das estruturas de serviços

O Hospital Santa Cruz chega aos seus 114 anos com muitos desafios, mas também com a esperança renovada de dias melhores para todos nós. O enfrentamento da pandemia, sobretudo nos anos de 2020 e 2021, trouxe grandes aprendizados para os gestores e profissionais de saúde da instituição. A partir de agora, iniciamos uma nova etapa de discussão do planejamento estratégico para os próximos anos, com foco na sustentabilidade e na qualificação de suas estruturas de serviços, tanto em relação às estruturas físicas quanto em investimentos em equipamentos e capacitação de pessoal, sempre buscando o melhor atendimento nas especialidades em que é referência.


O principal desafio para o Hospital Santa Cruz manter os atendimentos nos volumes que a comunidade necessita continua sendo a histórica defasagem do custeio dos serviços contratados via SUS. Mesmo somando os recursos oriundos dos governos federal, estadual e municipal, a rede hospitalar continua enfrentando sérios déficits, e estes custos dos serviços acabam sendo cobertos pela própria instituição, o que traz grandes dificuldades para a ampliação dos serviços.


Mesmo assim, continuamos investindo na capacitação contínua dos profissionais, na modernização e ampliação de equipamentos e em melhorias das estruturas físicas. Por exemplo, está em fase de implantação uma nova UTI Adulto, com inauguração prevista para julho, e em junho devemos iniciar a reforma do Pronto Atendimento SUS (PA), com recursos do município/Câmara de Vereadores. Há ainda as reformas nas áreas da pediatria e da maternidade, com recursos oriundos de emendas parlamentares, e as reformas no bloco cirúrgico, com melhoria e ampliação das instalações.


Tudo isso, com certeza, irá proporcionar ainda mais conforto e qualidade nos atendimentos prestados à comunidade, além de possibilitar a ampliação do volume de serviços a serem oferecidos. E dessa forma pretendemos continuar atuando nos próximos anos, consolidando o nosso compromisso de oferecer soluções em saúde para a população em parceria com o Poder Público, com as instituições e entidades representativas e também com a comunidade.

Vilmar Thomé
Diretor-geral do Hospital Santa Cruz

É essencial reconhecer o esforço e o trabalho dedicado

Temos a satisfação de ver o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, o Hospital Santa Cruz, completando 114 anos de atividade. A atuação do HSC é de grande importância para a comunidade santa-cruzense e para a região do Vale do Rio Pardo, tendo em vista a qualificação da assistência e dos serviços ofertados à população.


A aquisição do HSC pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), em 2003, modificou os rumos da história do hospital. Várias conquistas importantes foram sendo contabilizadas a partir daí, dentre elas a certificação definitiva como Hospital de Ensino, em 2012, possibilitando que centenas de estudantes atuem semestralmente dentro da casa de saúde; e o credenciamento como unidade de assistência em alta complexidade cardiovascular, tornando-se, dois anos após, centro de referência em alta complexidade cardiovascular.


O HSC oferece, ainda, cinco programas de residência médica e um programa de residência multiprofissional em saúde que contempla oito áreas, recebendo em média 800 estudantes de diferentes áreas da graduação e da pós-graduação a cada semestre, além dos cursos técnicos, qualificando a assistência a toda a comunidade.


Todos estamos de parabéns e é essencial reconhecer o esforço e o trabalho dedicado, realizado ao longo de todos esses anos pelos muitos profissionais envolvidos no dia a dia da casa de saúde.

Rafael Henn
Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc)