Início Saúde HSC completa um ano de referência em alta complexidade

HSC completa um ano de referência em alta complexidade

Há um ano o Hospital Santa Cruz (HSC) está habilitado pelo Ministério da Saúde como unidade de assistência em alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a saúde do coração dos mais de 500 mil habitantes distribuídos em 25 municípios dos vales do Rio Pardo e do Jacuí. O credenciamento tornou a instituição referência na região em cardiologia clínica, cirurgias cardíacas, cirurgias vasculares e cardiologia intervencionista, beneficiando a 8ª e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Os procedimentos de hemodinâmica, de eletrofisiologia e de cirurgia cardíaca foram credenciados também pela Unimed, o que tornou a instituição apta a realizar procedimentos cardiovasculares por meio de todos os convênios. Pelo SUS, o Hospital Santa Cruz atendeu em 2012 a 3.473 consultas eletivas e de urgência cardiovasculares, além de 2.174 exames realizados entre cateterismo, ecocardiografia, Doppler, Holter, teste de esforço e cintilografia.
O número de cirurgias e procedimentos cardiovasculares realizados no ano passado pelo SUS foi de 591, incluindo cirurgias cardíacas, procedimentos de cardiologia intervencionista e cirurgias vasculares de alta e média complexidade. A estes números somam-se ainda as consultas, exames, cirurgias e procedimentos particulares e de outros convênios.
E para dar suporte a essa demanda da alta complexidade, o HSC conta desde 2009 com o Centro de Terapia Endovascular Hemodinâmica, localizado no Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (Cdii) do Hospital. O serviço de ponta é qualificado para realizar qualquer intervenção cardiovascular. Com sete anos de existência, o CDii possui o que existe de mais moderno em equipamentos para a realização de exames.
A hemodinâmica ou cardiologia intervencionista é um conjunto de procedimentos médicos invasivos para o diagnóstico e tratamento de cardiopatias. Ela faz o diagnóstico e também o tratamento, utilizando catéteres sob orientação de modernos equipamentos que captam a imagem a partir de um detector plano digital. A riqueza de detalhes proporcionada é fundamental para avaliação médica na angiografia cardíaca, vascular cerebral, abdominal e periférica.
Para proporcionar condições de trabalho adequadas aos médicos que atuam na hemodinâmica e dar mais segurança e tranquilidade para o paciente, foram adquiridos equipamentos de última geração como cardio-desfibriladores, marca-passos e uma máquina de cinefluoroscopia, importada da Alemanha. É nesse aparelho que são realizados os exames de alta complexidade cardiovascular.
Além dos equipamentos, o Hospital também investiu na capacitação da equipe multidisciplinar, mesclando estes profissionais a outros já capacitados. “Temos um grupo formado de cardiologistas, além do cirurgião-cardíaco Romeu Bertóia, e todos estes profissionais vêm atuando de forma interligada”, explica o diretor geral do HSC, Léo Kraether Neto. “Esse redirecionamento das atividades do hospital mudou a realidade da Instituição, focando para esta especialidade”.