Início Geral HSC conclui o Desafio Energia do Projeto Hospitais Saudáveis

HSC conclui o Desafio Energia do Projeto Hospitais Saudáveis

O Hospital Santa Cruz (HSC) recebeu o Certificado de Reconhecimento pela participação no Ciclo 2020/2021 do Desafio Energia do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), associação sem fins econômicos dedicada a transformar o setor de saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral. O desafio apresentado pela Instituição consistiu em demonstrar todos os ganhos da eficiência energética no Hospital. 

O HSC tornou-se membro do Projeto Hospitais Saudáveis em 2020. Participam da iniciativa profissionais de saúde, instituições prestadoras de serviços, instituições de ensino e de pesquisa em saúde, organizações da sociedade civil e demais organizações, públicas ou privadas, comprometidas com os objetivos e valores do projeto.

Entre os objetivos e metas do PHS estão desenvolver pesquisas, produzir informações e influenciar políticas públicas sobre riscos para os pacientes, trabalhadores e o meio ambiente na assistência à saúde, divulgar informações para toda a sociedade e desenvolver programas de capacitação para profissionais de saúde, além de articular e sensibilizar instituições públicas e privadas visando seu envolvimento e colaboração com os objetivos do projeto. Possibilita, ainda, avaliar os resultados de ações de prevenção de doenças, acidentes e danos ambientais.

O Desafio Energia é uma das ações propostas pelo PHS e tem como objetivo apoiar o setor de saúde brasileiro para intensificar ações de eficiência energética em suas operações e incrementar o uso de energia renovável. “Com isso, impulsiona a transição para uma economia de baixo carbono”, explicou o coordenador do Setor de Engenharia e Manutenção do HSC, Tiago Ketzer. “Em primeiro lugar, é preciso ter o conhecimento da instalação. Como é sua configuração física, como ela opera, quais equipamentos lá estão instalados”, exemplificou.

A gerente de controladoria do Hospital, Eliane Hagemann Cauduro, parabenizou os colaboradores envolvidos no desafio. “Importante estimular nossas equipes para que participem das propostas e possamos divulgar nossas ações pelo Brasil, fortalecendo essa riquíssima oportunidade de troca entre os grandes hospitais do país”, ressaltou.

O Projeto Hospitais Saudáveis também promove o Desafio à Saúde pelo Clima, o Desafio Resíduos de Serviço de Saúde e o Desafio Compras Sustentáveis. Além disso, tem iniciativas como a Saúde Sem Mercúrio, a Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e o Seminário Hospitais Saudáveis, realizado anualmente em parceria com Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e a organização Health Care Without Harm (Saúde sem Dano).