Início Geral IGP apresenta proposta de laboratório regional para análise de drogas em Santa...

IGP apresenta proposta de laboratório regional para análise de drogas em Santa Cruz do Sul

Foto: Divulgação/Secom

Na manhã da quinta-feira, 29, representantes do Instituto-Geral de Perícias (IGP) estiveram no gabinete da prefeita Helena Hermany para apresentar um projeto de instalação de um laboratório regional para análise de drogas em Santa Cruz do Sul.

Atualmente, as análises de identificação das drogas apreendidas em todo o Rio Grande do Sul, cerca de 2,7 mil substâncias por mês, são centralizadas no Departamento de Perícias Laboratoriais, em Porto Alegre. O material deve ser entregue pessoalmente na Capital, o que gera o deslocamento de policiais de diversas cidades, um custo alto para o Estado.

Conforme o projeto apresentado pela diretora do Departamento de Perícias do Interior, Marguet Ines Hoffmann Mittmann, e pelo coordenador regional de Perícias de Santa Cruz do Sul, Maiquel Luís Santos, o custo para instalar o laboratório, capaz de analisar as drogas mais comuns, como maconha e cocaína, é de aproximadamente R$ 30 mil.

“A descentralização vai proporcionar o resultado da análise em laudo pericial em intervalos menores, agilizando a produção da prova no combate ao crime organizado”, afirmou Marguet.

Durante o encontro, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, destacou o trabalho realizado pelo IGP. “O Instituto qualifica o atendimento da Segurança Pública, a prova técnica é fundamental para o trabalho das polícias, por isso nossa parceria tende a ficar cada vez mais fortalecida, agregando novos serviços aqui em Santa Cruz do Sul”.

Conforme o secretário de Segurança, Mobilidade Urbana e Transporte, Everton Oltramari, a prefeitura irá avançar no assunto, analisando a forma mais ágil e segura de auxiliar para que o projeto se torne realidade. “O laboratório regional será uma estrutura muito importante. Vamos estudar agora todas as possibilidades, seja investimento do município, Consepro, entre outras”.

A reunião foi acompanhada pelo líder do governo na Câmara, vereador Henrique Hermany.