Início Geral Inova RS: projeto quer fomentar economia dos Vales

Inova RS: projeto quer fomentar economia dos Vales

Na última quarta-feira, representantes se reuniram com a imprensa local para apresentar o programa de estímulo à inovação

Ricardo Gais
[email protected]

Programa estimulará o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento da região. Foto: Ricardo Gais

Com objetivo de incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental, o projeto Inova RS atua em oito regiões do Estado: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias e Região dos Vales. Nessa quarta-feira, 2, foi aprestado para a imprensa local, no auditório do Bloco 19 da Unisc, como que irá funcionar o projeto e quais os benefícios para os 23 municípios da região do Vales.

A coordenadora do Inova RS em Santa Cruz do Sul, Andréia Valim, explica que o projeto vem para trazer uma nova maneira de se pensar na inovação tecnológica na região, em setores como saúde e agroalimentar. “Santa Cruz já é um setor agregador em serviços de saúde e é um local que tem muitas empresas que pensam e fazem inovação. Nós pretendemos fazer uma mudança no Produto Interno Bruto (PIB) da região e do Município a partir do desenvolvimento de novos produtos e negócios, também esperamos estimular o surgimento de startups, que pensem em soluções tanto para o agroalimentar como a saúde. Queremos fazer com que a economia de Santa Cruz e dos Vales se modifique a partir desse projeto”, afirmou.

Andréia salienta a importância da participação dos empresários para o reconhecimento de que o Inova pode ser importante para o desenvolvimento da região e que aportem recursos para que seja possível desenvolver novos produtos. “Os dois projetos focos na região – saúde e agroalimentar – foram escolhidos pelo comitê técnico do Inova e lideranças do Inova da região pelas suas competências já existentes e devido à cultura econômica, como o tabaco”, disse.

Entenda o projeto

O Inova RS propõe a construção de uma agenda comum entre os atores dos ecossistemas de inovação das regiões. Esta agenda articula projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social dos locais. Para isto, são utilizados os ativos existentes no Estado. O RS é o 5º estado brasileiro mais inovador e o 4º colocado em competitividade global em setores tecnológicos, conforme o Índice FIEC de Inovação dos Estados – 2018. O programa estimulará o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e para torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.

Desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o Inova RS teve sua metodologia inspirada em projetos já existentes no Brasil e no mundo, os quais apresentaram resultados positivos quanto ao desenvolvimento econômico e social das regiões onde estão inseridos. Em Porto Alegre, o Pacto Alegre – que prevê o compartilhamento de recursos e parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para impulsionar o crescimento da capital – é uma das referências.