Viviane Scherer Fetzer

Entrando no clima da Páscoa, este ano celebrada em 1º de abril, a Praça da Bandeira já está sendo enfeitada pelo mesmo grupo de voluntárias que fez a linda decoração de Natal. O Grupo de Recicladoras Voluntárias é formado por aproximadamente 25 integrantes e para a Páscoa, por ser um período de férias, a atividade está sendo realizada por dez voluntárias. Elas se encontram duas vezes por semana no pavilhão cedido pela Prefeitura Municipal que abriga a Central de Recebimento de Eletrônicos e Pneumáticos (Crepel) e a partir dessa semana estão sendo vistas pela Praça da Bandeira montando o jardim decorado para a Páscoa.

Este é o quarto ano em que elas realizam atividades de decoração na Praça. A ideia surgiu quando Elí Gründling Lawisch, 78 anos, professora de Artes, sugeriu montar uma decoração de Natal para a Praça. Ela conversou com amigas, pediu ajuda ao escultor e artesão, Alceu Costa, para a parte das ferragens e deu início ao projeto. “É uma forma de conscientização porque fazemos tudo com materiais recicláveis, é uma forma de contenção de gastos inclusive”, explica Elí. Para este ano a novidade em fazer a decoração de Páscoa fez com que elas colocassem a cabeça para funcionar, porque teriam pouco tempo para transformar o Papai Noel em coelho, as duas árvores natalinas em cenoura, uma antena parabólica em cesta com ovos de Páscoa que são as bolas natalinas, as guirlandas com coelhinhos que antes foram palhacinhos. A criatividade do grupo para reutilização dos materiais é o ponto-chave de tudo.

Os materiais utilizados são garrafas pet de todos os tipos e tamanhos, nas cores verde e transparente e até as tampinhas servem para fazer as flores que enfeitam os jardins da Praça da Bandeira. Com tintas, capins, arames e barbantes, o Grupo de Recicladoras Voluntárias está dando cor e vida à Praça em uma parceria com a Prefeitura Municipal e suas secretarias.
Quer doar?
Se você tem o hábito de guardar as garrafas pet e depois não sabe o que fazer com elas. Leve até a sede da Crepel na rua 28 de Setembro, nº 1707, em horário comercial. Além de colaborar com o meio ambiente, você estará ajudando o Grupo a continuar com seu trabalho. Também são aceitas barbas-de-pau e ramos de macela.














