Vagner Cerentini

Acostumado a receber medalhas no pódio, agora foi a vez de Gustavo entregá-las para os participantes
VAGNER CERENTINI
[email protected]
Aconteceu ontem a 2ª edição dos Jogos Municipais de Inclusão, no Parque da Oktoberfest. O evento tem como objetivo estimular a prática de atividades esportivas e recreativas, ressaltando a sua importância para a promoção da saúde e qualidade de vida.
A cerimônia de abertura aconteceu às 8h30, com desfile das delegações e apresentações artísticas no Ginásio Poliesportivo. Às 10h foram realizadas atividades de recreação e oficinas e às 11h30min houve almoço com espaço cultural na Bierhaus.
Durante a tarde foram realizadas apresentações de patinação artística, o basquete sobre rodas e outras atividades em diversas áreas do parque. Às 15h30 houve cerimônia de encerramento com entrega de medalhas, apresentações artísticas e atividades de integração.
Flávio Ramon, membro da comissão organizadora, diz que o principal objetivo do evento é promover o esporte e lazer com pessoas portadoras de deficiência. “Os responsáveis pela área esportiva do país precisam avançar no sentido em que cada vez mais é preciso termos esportes e lazer para pessoas com necessidades especiais”, explicou. “Deveriam organizar mais eventos desse gênero durante o ano”, ressaltou Ramon.
Os jogos dessa edição tiveram mais inscrições que no ano de 2014. “Ano passado tivemos em torno de 300 pessoas participando, e nesse já foram registradas mais de 500 inscrições”, disse Flávio Ramon.
O evento contou com a participação de oito escolas e durante o dia havia espaços recreativos em volta da quadra do Poliesportivo, e oficinas de sensibilização voltadas para a questão da deficiência. “Os jogos são livres para pessoas de qualquer idade, temos muitos jovens devido ao número de escolas participantes”, salientou Ramon.
No encerramento, o evento contou com a presença da vice-prefeita Helena Hermany e do multicampeão Gustavo Endres, que foi jogador da seleção brasileira de voleibol por vários anos e conquistou diversos títulos, entre eles a medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas em 2004 e prata na de Pequim em 2008. Ele também já foi eleito o melhor bloqueador do mundo em três oportunidades com a seleção brasileira, além de já ter ganhado diversas outras competições.
Em relação aos Jogos de Inclusão, Gustavo diz que é uma iniciativa “muito bacana”, mostrando para a sociedade que é possível todos praticarem esportes. “São essas atitudes que fazem o nosso dia a dia melhor”, ressaltou.
“Ainda falta incentivo em nosso país, mas estamos melhorando, o Brasil nos Jogos Parapan-americanos conquistou 257 medalhas, sendo líder absoluto. Imagina então o que ainda podemos ganhar”, comentou Gustavo Endres. “Esse pessoal tem que servir de exemplo para todos nós”, finalizou.














