Início Geral JTI promove evento voltado a produtoras

JTI promove evento voltado a produtoras

Espaço especial foi destinado para agricultoras melhorarem sua autoestima

Grasiel Grasel
[email protected]

Nesta quinta-feira, dia 26, no Parque da Expoagro Afubra, a JTI promoveu a terceira edição do programa Força Feminina em Campo, evento que visa garantir uma maior aproximação da mulher agricultora com os espaços que merecem ocupar na administração de suas propriedades. Cerca de 850 produtoras participaram de edições realizadas em Rio Pardo (RS), Itaiópolis (SC) e Irati (PR) de modo a ampliar seus conhecimentos a partir de estandes e palestras. Um dos objetivos do programa neste ano é mostrar o papel importante da mulher da família rural no combate ao êxodo para a zona urbana. Debatendo sobre os desafios que o cenário traz, o evento também busca trazer informações que podem ajudar na melhora dos resultados obtidos nas lavouras.
Em coletiva de imprensa, Paulo Saath, vice-presidente de Leaf Supply da JTI e Marco Dornelles, vice-presidente da Afubra, falaram sobre o crescente protagonismo da mulher no campo e como é possível ampliar os espaços de liderança ocupados pelas produtoras. “A gente vê cada vez mais mulheres no canal de compra junto com o marido ou as vezes ela sozinha, tomando as decisões pela família. Isso mostra que a mulher está cada vez mais assumindo seu papel e encontrando seu espaço”, disse Saath.
Um dos estandes que mais chamava a atenção de quem caminhava pelo evento era o de maquiagem, um espaço pensado especialmente para aumentar a autoestima das produtoras. Marinês Kittel é Supervisora de Projetos Sociais na JTI e comanda a equipe que organiza o Força Feminina. “Ainda existe muito essa discriminação do ‘ser colona’, então essa parceria foi justamente pensando na autoestima delas, porque não é só vir aqui e ouvir assuntos técnicos, é também pensar em si como mulher, como pessoa e me valorizar assim”, explica Kittel, apontando a necessidade de superar preconceitos em torno dos cuidados e vaidades que as agricultoras podem ter com o próprio corpo. 
Na parte da tarde, palestras e debates com convidadas sobre os desafios da liderança feminina no campo foram apresentados ao público. A deputada estadual Silvana Covatti (PP-RS) e outras líderes de organizações e empresas como a Bayer, o Núcleo Feminino do Agronegócio de São Paulo e da FETAG-RS participaram deste que foi considerado o principal momento do dia.