Início Geral JTI realiza capacitação

JTI realiza capacitação

Em nove dias, evento reuniu cerca de 1,1 mil participantes

Rosibel Fagundes
[email protected]

Durante o mês de novembro produtores de tabaco dos três estados do Sul vinculados a Japan Tobacco International (JTI) participaram de uma capacitação com visitas ao Centro de Desenvolvimento Agronômico, Extensão e Treinamento (Adet), localizado em Cerro Alegre Baixo, no interior de Santa Cruz do Sul. Com o tema ‘Prontos para o Futuro’, a 5ª edição do Dia de visita Adet, que ocorreu em nove dias alternados entre 4 a 27 de novembro, serviu como uma oportunidade aos produtores, orientadores e colaboradores da JTI de atualizarem seus princípios e práticas relativos a técnicas agrícolas, manejo de solo e produção sustentável de tabaco. 
De acordo com o gerente do Adet, Mauro Luiz Feuerborn em cada edição são abordadas temáticas diferentes. “Este ano escolhemos o tema ‘Prontos para o Futuro’, com isto a JTI pretende chegar em 2030 como a empresa número um em volume de tabaco do mundo. É um processo de conscientização que já iniciamos a nível mundial na empresa com nossos funcionários, sobre a importância disso para nós e a transformação que temos que passar para alcançar este objetivo. E sentimos também a necessidade de integrar nossos produtores para que participem e se incluam neste meio. É um ciclo contínuo onde a JTI transforma o agricultor, e ele consequentemente estando preparado vai transformar a sua produção e finalmente transformar a JTI. Não se trata apenas de uma mudança tecnológica, mas também comportamental”, afirmou.
Durante a visita ao Centro, os produtores foram acolhidos e passaram por seis estações de trabalho. A primeira delas foi de boas vindas, onde os produtores participaram da palestra mágica de Jardel Beck, abordando o tema ‘Prontos para o Futuro’. As demais ocorreram de forma aleatória sobre assuntos como ‘Cura e qualidade’, ‘Irrigação e mecanização’, ‘Agronomia e práticas de trabalho na agricultura ALP’, ‘Técnicas de trabalho na agricultura ALP’, ‘Técnicas para a produção de tabaco de alta qualidade’, e ‘Uso, manejo e conservação do solo e da água’. Em cada estação, eles permaneceram por 30 minutos e receberam orientações dos técnicos de pesquisa da empresa. 
Para o agricultor Ernani Alencar Grohe, 55 anos, morador de Linha Aparecida interior de Tunas, que planta 100 mil pés de tabaco por ano, o Dia de visita Adet é um momento de buscar aperfeiçoamento. “Esta é a segunda vez que participo, e tudo que a gente aprende aqui é muito importante. Nunca é um dia perdido, sempre se aprende algo que pode ser levado para aperfeiçoar nosso trabalho”.
A mesma consideração é feita por Valdecir Adriano Schlosser, 44 anos, morador de Linha Salete interior de Ibarama. Ele produz 40 mil pés de tabaco juntamente com a esposa. “Esta é a primeira vez que venho. Vim buscar aperfeiçoamento, pois tem muitas coisas na produção que a gente não sabe, e não podemos seguir fazendo como nossos antepassados. Tudo muda e existem novas técnicas. Temos sempre que buscar melhorar”, relatou. 
O Dia de visita Adet reuniu cerca de 1,1 mil participantes entre produtores, orientadores e colaboradores da JTI vindos de diversas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Atualmente a JTI conta com aproximadamente 12 mil produtores nos três estados.