Início Geral Kelly Moraes recebe cônsul alemão

Kelly Moraes recebe cônsul alemão

Na manhã desta quinta-feira, 23, a prefeita Kelly Moraes e o vice-prefeito Luiz Augusto Costa a Campis, junto com secretários municipais e o presidente da 28ª Oktoberfest, Ênio Wermuth, receberam a visita do cônsul-geral da Alemanha, Hans-Josef Over. Durante o encontro, a tradução foi feita pela professora e coordenadora de ensino de língua alemã na rede municipal, Luciani Vogt, pois Over está no Brasil há cinco meses e se familiarizando com o idioma. O cônsul demonstrou grande interesse em estreitar os laços com o município por haver considerável número de descendentes de imigrantes alemães em Santa Cruz. Os principais assuntos abordados durante a reunião estavam relacionados a educação, cultura e economia.

Larissa Moritzen

Cônsul-geral, Hans-Josef Over entre a prefeita, vice-prefeito e secretários municipais

Segundo o visitante, o Rio Grande do Sul é muito importante para as relações comerciais com a Alemanha e o Brasil é um parceiro estratégico. A respeito da Oktoberfest de Santa Cruz, disse perceber ser uma festa que envolve a vida cultural da cidade. “Mas é necessário, além da homenagem aos imigrantes alemães, apresentar o que há de moderno na Alemanha nos tempos atuais”, ressaltou. O cônsul demonstrou a intenção de trazer delegações da Alemanha para visitar Santa Cruz e se propôs a intermediar a colaboração entre seu país e o município, principalmente, em atividades na área da educação e cultura.
A prefeita Kelly Moraes agradeceu a visita e salientou estar à disposição para que novos projetos sejam realizados em parceria. “Nosso governo irá aproveitar essa oportunidade e proximidade que estamos estabelecendo”, afirmou Kelly. Também ficou em aberto o agendamento de encontros no consulado, que tem a sede em Porto Alegre, para serem apresentados dados e avaliadas atividades de cooperação.
O vice-prefeito, Luiz Augusto Costa a Campis, destacou que Santa Cruz tem uma localização estratégica no Rio Grande do Sul e Mercosul. “O município vem recebendo empresas japonesas e chinesas. As empresas alemãs também são bem-vindas”, disse Campis lançando o convite. O vice-prefeito ainda lembrou que a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) há anos realiza intercâmbios com universidades alemãs.
No encontro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jair Jasper, assim como Campis, falou sobre as vantagens logísticas do município e da mão de obra especializada na área metal-mecânica. Já a secretária de Educação e Cultura, Rejane Henn, apresentou dados sobre a crescente adesão de alunos da rede municipal de ensino às aulas de alemão; sobre a parceria que o município tem com o Instituto de Educação Ivoti e o Instituto Goethe no ensino da língua germânica. No entanto, ela apontou existir dificuldades para a aquisição de material didático e, existir uma lacuna no ensino do idioma na rede pública quando o estudante passa para o Ensino Médio. O cônsul demonstrou-se muito interessado em cooperar para mudar esta situação. A secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marla Hansen, entregou diferentes folders e revistas ao visitante e citou os principais eventos realizados em Santa Cruz.
Ao final o cônsul presenteou a prefeita Kelly Moraes e a tradutora e professora Luciani Vogt.

PESQUISA E INTERCÂMBIO
O cônsul-geral da Alemanha, Hans-Josef Over, durante a visita a Santa Cruz do Sul, também falou sobre o Centro Alemão de Inovação e Ciência, que iniciou atividades esta semana em São Paulo. Ele adiantou que o objetivo é disponibilizar 100 mil bolsas de estudo e gostaria que, pelo menos, 10% destas vagas, fossem ocupadas por gaúchos.