O Laboratório de Anatomia Humana da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está completando 15 anos de atividades neste mês de agosto. Localizado no prédio térreo do bloco 20 da Instituição, disponibiliza aos acadêmicos um grande acervo de materiais, incluindo ossário com esqueletos humanos completos, cadáveres, além de peças anatômicas para estudos e pesquisas.
O laboratório disponibiliza um professor coordenador, dois funcionários, e quatro bolsistas Prolab, que prestam atendimento em quatro turnos. A estrutura física conta com salas equipadas com sistema de climatização e exaustão, destinadas à coordenação, ossaria, acomodação de materiais, tanques, museu, preparo e recepção.
Desirê Allram
Um grande acervo de materiais, incluindo ossário com esqueletos humanos completos e cadáveres são disponibilizados aos alunos
Além de beneficiar os estudantes dos cursos da área da saúde, o caráter comunitário da Universidade possibilita visitação pública à estrutura, especialmente por escolas de ensino médio da região e do estado. Somente no evento Viva Unisc de 2012 ocorreram mais de 1.700 visitações, demonstrando o grande interesse dos jovens pela área.
Conforme a coordenadora do Laboratório de Anatomia da Unisc, professora Leda Maria Bartholdy, essa integração comunitária da Universidade demonstra o grande interesse dos jovens por essa área. “Neste evento em particular e no dia a dia acadêmico, buscamos oportunizar uma vivência científica, embasada em conceitos de ética e humanidade, pois sendo nosso o estudo em corpos humanos, visamos reforçar o caráter de respeito e admiração ao nobre ato de doação de corpos, sem os quais a experiência acadêmica seria limitada”, salientou.














