Início Polícia Lançada a Operação Papai Noel da BM em Santa Cruz do Sul

Lançada a Operação Papai Noel da BM em Santa Cruz do Sul

Jéssica Ferreira
[email protected]

Com as programações da Christkindfest 2015 e os horários especiais no funcionamento do comércio nestes próximos dias em Santa Cruz do Sul, consequentemente haverá maior concentração de consumidores pelo centro – o que é de interesse aos criminosos. Devido a esta observação, a Brigada Militar (BM) do município, lançou na tarde desta última quinta-feira, 3, mais uma edição da Operação Papai Noel, que consiste em mudar as estratégias de policiamento no município com o intuito de evitar o aumento da criminalidade e delitos durante este período de final de ano.
Em solenidade, através de um breve ato simbólico realizado na Praça Getúlio Vargas, localizada no coração do município, policiais militares deram início às atividades que compõem a Operação Papai Noel. Segundo o Capitão Daniel Pinto Mello (Capitão Mello), responsável pela 1ª Companhia da BM e um dos líderes da operação, as estratégias e alterações do patrulhamento têm como objetivo principal oferecer segurança às pessoas ao notarem a presença da BM. “Isto possibilita que venhamos a oferecer efetivamente segurança contra quaisquer delinquências neste período”, salientou. Além disso, as estratégias da operação também serão aplicadas em outras localidades. “O foco principal é o Centro, pois é o local onde mais ocorre aglomeração de pessoas, porém, há comércios nos bairros. Portanto, também serão atendidos durante esta operação”, explicou.
A Operação Papai Noel será realizada oficialmente até o dia 31 de dezembro, entretanto, ainda segundo o Capitão Mello, as atividades costumam ser estendidas até as primeiras semanas de janeiro. O patrulhamento diferenciado contará com todas as modalidades, isto é, militares a pé (pelas quadras), em veículos (carros, caminhonetas, motocicletas) e também a cavalo. A atuação será realizada estrategicamente durante os horários diferenciados tanto de abertura como de fechamento do comércio. “A atuação será voltada para coibir furtos e roubos simples, como também, de veículos, cuja ação tem sido alvo de delinquentes nos últimos meses, já que estes locais aglomerados se tornam um atrativo para eles”, acrescentou Mello.

Jéssica Ferreira

Capital Mello: Segurança dobrada no policiamento

Cuidados e dicas

Apesar da largada à Operação Papai Noel da BM até meados de janeiro, o Capitão Mello também orientou para que alguns cuidados sejam observados pelos consumidores durante este período:

– Não deixar absolutamente nenhum tipo de pertence à vista no interior de veículos (isto vale inclusive para roupas, acessórios e objetos);
– Para proprietários de motocicletas fabricadas até o ano de 2000, é importante investir em dispositivos de segurança que travem o volante, para que assim possa inibir e dificultar um delito. 
– Pedestres e consumidores que portarem bolsas, mochilas entre outros tipos, devem carregá-los embaixo do braço e, de preferência, em frente ao corpo.
– Devido ao fluxo de veículos e motocicletas, também é importante salientar que o pedestre utilize a faixa de segurança ao atravessar as ruas para evitar acidentes de trânsito.

Homenagem aos colegas

O ato simbólico de lançamento da operação diferenciada neste período de final de ano, também serviu como forma de homenagear dois policiais militares que foram mortos em Gravataí – cidade da região Metropolitana – no início desta semana. 
Os militares Rafael de Ávila Oliveira (30 anos), foi morto durante uma troca de tiros com bandidos que assaltavam uma joalheria na última segunda-feira (30) e Carlos Alberto de Oliveira Chiobatto (42 anos), que estava desaparecido deste o último domingo (29), foi encontrado morto no Rio de Gravataí na última terça-feira (1°). Além disso, um terceiro policial militar, também de Gravataí, foi morto em um acidente de trânsito enquanto seguia para o trabalho, e também foi lembrado durante a solenidade.

Jéssica Ferreira

Operação Papai Noel foi lançada nesta última quinta-feira, 3, na Praça Getúlio Vargas