Sara Rohde
[email protected]
Os animais têm uma data especial para celebrar seu dia. O Dia Nacional dos Animais, comemorado oficialmente em 14 de março, foi criado para dar mais consciência às pessoas sobre o cuidado que devem ter com os bichinhos. Em Santa Cruz do Sul, a vereadora Bruna Molz, chegou como um anjo para ajudá-los. Ela colocou sua mão no fogo pela causa animal e no ano passado, em fevereiro, criou uma lei que institui oficialmente no município o Dia Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais e a Semana Municipal da Adoção.
A data especial escolhida foi o dia 25 de março e envolverá escolas, órgãos e espaços públicos, e através de feiras de adoções serão realizadas ações em favor dos animais. Haverá palestra com materiais gráficos educativos tais como folders, cartazes, panfletos, que levarão informações à comunidade.

A lei tem o objetivo de fortalecer eventos realizados pelas ONG’s, Canil Municipal, Grupos de Proteção e Protetores Independentes em prol dos animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Por isso, o dia 25 de março, homenageia todos os bichinhos que sofreram e todas as pessoas que lutam em prol da causa. A Semana da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais também tem o intuito de levar orientação sobre a adoção responsável além do conhecimento às crianças e a comunidade para assim despertar a conscientização sobre o cuidado com os animais.
Novidade: Além da lei em prol dos animais criada no ano passado, foi solicitado pela vereadora, um pedido para atendimento aos animais de pessoas carentes. Ela protocolou uma indicação no Legislativo requerendo à Prefeitura que realize atendimento especial aos animais de pessoas cadastradas em programas sociais ou que comprovem baixa renda e vulnerabilidade. Então, as famílias que necessitam de apoio devem providenciar um laudo da assistência social comprovando a situação financeira. Ela também solicita que mais um veterinário fique responsável pelos animais do Canil Municipal, lar temporário para os animais abandonados que estão para adoção. “O canil que conta com dois médicos veterinários para toda a demanda de animais abandonados, ficaria com servidores suficientes para a realização dos atendimentos, para a fiscalização das denúncias como previsto em lei e para os animais em tratamento”, ressalta Bruna.

Atualmente o Canil conta com dois profissionais veterinários que atendem os animais abandonados e são responsáveis pelas consultas e também pela fiscalização das vítimas de crueldade. No caso de maus-tratos o animal é recolhido pelos profissionais e levado ao Canil e segundo a Bruna Molz, o trabalho desenvolvido pelos veterinários é realizado com competência, mas a demanda é grande, muitos animais sofrem e ficam sem lar o que acaba tornando insuficiente o atendimento de todos. “O abandono de animais vem sendo crescente, principalmente nos bairros mais carentes da cidade que necessitam de um olhar mais cuidadoso por parte dos governantes. O atendimento desses animais é de suma importância para que diminua o abandono e proliferação de doenças”, completa a vereadora.














