Grasiel Grasel
[email protected]

Em um período em que o isolamento é tão necessário, uma das melhores companhias que podemos ter é a de um livro. Pensando nisso, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) encontrou uma forma de fornecê-los aos alunos e membros da comunidade com cadastro ativo. Na quarta-feira, 22, a biblioteca da universidade lançou seu serviço de drive-through para entregar materiais teóricos e de literatura.
Para aproveitar o benefício, basta ser aluno ou participar de algum cadastro comunitário ativo, como o Voltare, e entrar em contato com a biblioteca por um de seus canais de comunicação, como e-mail, WhatsApp, página no Facebook ou Instagram, por onde será marcado um horário para entrega dos livros, que pode ser feita em segundas, quartas e sextas, das 13 às 18 horas.
Ao retirar o material, o aluno pode aguardar no estacionamento da Unisc se estiver de carro ou ir diretamente na porta da biblioteca se estiver a pé. A entrega é efetuada por um funcionário, que estará utilizando máscara e luvas, com os livros armazenados em uma sacola.
Coordenador da biblioteca da universidade, Lucas Motta explica que todos os livros são higienizados com álcool gel a cada manipulação. Da mesma forma, computadores e demais materiais da biblioteca são limpos a todo momento, para garantir também a segurança dos três colaboradores que trabalham no local neste período, os quais operam em rodízio para que a exposição seja a menor possível.
No primeiro dia de funcionamento do serviço, ocorrido nesta quarta, 22, cerca de 40 leitores foram atendidos e mais de 100 livros foram emprestados. Segundo Motta, as retiradas foram bastante diversificadas, desde materiais teóricos e didáticos até os de literatura.

SALVANDO A DISSERTAÇÃO
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc, Thiago Haas Carlotto comemorou a possibilidade de retirar livros essenciais para sua dissertação na biblioteca. “Pra mim foi um alívio, muito do material que a Unisc tem na biblioteca tu não encontra na internet, alguns tu não paga menos de R$ 200 ou R$ 300”, afirma.
O jovem afirma que aprovou o serviço e o considera essencial neste período de quarentena. Segundo Carlotto, a ciência tem demonstrado a importância da leitura para o nosso cérebro e, portanto, elogia a iniciativa da universidade. “Tem muita bobagem na rede, muita fake-news. A leitura é um momento de concentração que te traz muita paz. Eu gosto pra caramba, sou um apaixonado pelos livros”, conclui.
Para entrar em contato com a biblioteca e verificar a possibilidade de retirar um livro, você pode ligar para o telefone (51) 3717-7409, enviar mensagem pelo WhatsApp (51) 3717-7408, pelo Facebook e Instagram @bibliounics ou pelo e-mail [email protected].














