
LUANA CIECELSKI
[email protected]
Lançado em maio de 2017, o Projeto Mapa da Cidade, completou um ano de atividades recentemente, e um ano de visitas nas residências e estabelecimentos comerciais no último dia 4 de julho. A fim de verificar como está o andamento desse projeto na cidade, o Riovale Jornal foi à prefeitura conversar com o coordenador do processo de recadastramento, Marcelo Azeredo Gaedke.
De acordo com ele, um levantamento feito na última semana apontou que cerca de 35,5% da cidade já está mapeada. Isso significa que cerca de 44,1 mil cadastros já foram visitados, dentro de uma estimativa de 70 unidades. Ao total, 19 bairros já receberam as equipes que estão trabalhando no mapeamento.
No projeto inicial, a previsão era de que todo o trabalho levasse cerca de um ano para ser feito, ou seja, estimava-se que em maio desse ano já tivesse sendo concluído. Mas de acordo com Marcelo, isso não foi possível porque o mapeamento em si também é uma novidade para o município. “Várias situações novas foram aparecendo no dia a dia e a gente foi lidando com elas”.
Num segundo momento, então, o prazo para finalização foi ampliado para agosto de 2018, mas uma nova prorrogação já está sendo analisada. “A gente ainda não sabe ao certo qual será a nova data, mas sabemos que não será possível finalizar em agosto”. A expectativa é de finalização até o fim do ano.
Nesse exato momento, as visitas e o recadastramento estão sendo feitos nos bairros Centro e Dona Carlota. Um carro de som vem passando já há alguns dias nesses dois locais para avisar a população, assim como acontece em todos os bairros. Acredita-se que o Centro será o mais demorado porque nele é necessário fazer tanto o cadastro imobiliário – que é do imóvel – quando o mobiliário – que é relacionado a atividade econômica. Passado o centro, entretanto, uma boa parte do trabalho terá sido concluído.
Em relação à receptividade, Marcelo comenta que esse aspecto foi positivamente surpreendente. “A comunidade tem sido muito cordial e a gente agradece muito, porque um dos fatores pra poder agilizar o processo é que o morador atenda o cadastrador e passe as informações de maneira correta. E a gente sentiu desde o início que o pessoal tá colaborando”.
SAIBA MAIS
O pontapé inicial no processo de cadastramento foi dado em julho do ano passado no cruzamento entre as ruas Presidente Afonso Pena e Presidente Epitácio Pessoa, no bairro Goiás. De casa em casa, a equipe composta por 16 duplas de cadastradores faz o seguinte processo: primeiro uma pré-coletagem de informações com base no visual externo da casa e da rua e em seguida a abordagem direta ao morador. Nesse segundo momento eles pedem algumas informações como e-mail, telefone e documentos, como RG e CPF, além do comprovante de titularidade do imóvel (matrícula/transcrição, escritura pública, contrato de compra e venda, ou outro documento de posse) – se esse for o caso. O cadastrador vai copiá-los digitalmente e repassá-los ao sistema do Município por meio de um aplicativo instalado em aparelhos smartphone. Todo o processo deve levar em torno de cinco minutos.
O cadastramento está acontecendo de segundas a sextas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde – só não acontecerá em caso de chuva forte. Se os cadastradores não encontrarem ninguém na residência, uma notificação por escrito será deixada no imóvel, avisando que ele esteve ali. O papel também informará o morador que o cadastrador passará novamente no local em uma nova data no turno inverso ao da primeira visita. Serão feitas até três visitas à mesma residência, sendo a terceira delas obrigatoriamente num sábado. Se em nenhuma das situações for encontrado algum morador, o cadastro será feito apenas com base na identificação visual externa e no que a prefeitura já tiver de informações.
IDENTIFICAÇÃO
Marcelo ressalta, a fim de tranquilizar a comunidade, que todos os cadastradores do projeto estão sempre devidamente identificados com crachás contendo seus nomes e a logomarca do município, além de coletes na cor azul. Na dúvida, o morador também pode ligar para os seguintes telefones a fim de tirar a dúvida: (51) 3713 8186 ou (51) 3713 8147. Através desse contato é possível verificar se o cadastramento está sendo feito naquele bairro, ou se o nome apresentado pelo cadastrador confere com os dos servidores que estão trabalhando.
BAIRROS JÁ VISITADOS
Avenida
Várzea
Independência
Renascença
Universitário
Santo Inácio
Higienópolis
Belvedere
Margarida
Loteamento Caspary
Monte Verde
Bonfim
Ana Nery
Arroio Grande
Santo Antônio
Esmeralda*
Santa Vitória*
Rauber*
Santuário*
*A terceira visita, aos sábados, ainda está acontecendo














