Cristiano Silva
[email protected]
Rolf Steinhaus
Leitura intimista é a base da leitura dos contos, segundo o autor Henrique Schneider
Na manhã do último sábado, 22 de junho, na Livraria Iluminura, ocorreu a edição santa-cruzense do projeto Contos da Vida Breve, de autoria do escritor Henrique Schneider.O projeto consiste na leitura e interpretação de 12 pequenos contos antigos e novos, de temas variados, por parte do próprio autor Henrique Schneider.Os contos lidos e interpretados pelo escritor são extraídos de sua coluna semanal no jornal ABC Domingo, chamada Vida Breve. O espaço completou 10 anos em março, e Schneider se orgulha de não ter falhado a publicação das crônicas, que já passam da marca de 500 contos.
Em Santa Cruz do Sul iniciou a sétima edição do projeto, realizado em parceria com a
UniversidadeFeevale, de Novo Hamburgo, desde 2007. Montevidéu, Buenos Aires, Porto, Lisboa, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis
já estiveram nos roteiros do projeto que tem edições anuais. Desta vez, o projeto privilegia cidades gaúchas nas quais ainda não esteve, categoria em que também se encaixam os municípios de Gramado, Santa Maria, Camaquã, Canoas, Morro Reuter, Canela e Rio Grande que seguem no roteiro do autor.
Segundo Schneider a edição santa-cruzense foi bem proveitosa e espera voltar: “Foi muito agradável, afinal a minha leitura tem a questão da informalidade, da interação com o público, seja para 500 pessoas ou cinco. Isso precisa acontecer. Não acho que a literatura tem que parar a vida, ela tem que entrar na vida, ou seja, em um lugar charmoso como a Iluminura as pessoas chegam, tomam seu café, ouvem os contos, depois vão embora ou ficam ea medida que chegam outras o público aumento, baixa, e o charme todo ficava incorporado no local. Dessa forma a edição de Santa Cruz foi proveitosa demais”.
As próximas edições das leituras ocorrem em Gramado na Livraria Café Conceito no próximo dia 12 de julho, e em Santa Maria, na Athena Livros no dia 19 de julho. Após essas edições o projeto segue ainda para outras nove cidades do estado.
Rolf Steinhaus
Público prestava atenção na leitura e interpretação dos contos de Schneider














