Início Geral Loteamento Santa Maria recebe o Papai Noel e serviços municipais

Loteamento Santa Maria recebe o Papai Noel e serviços municipais

Foto: Luiz Fernando Bertuol

A prefeitura de Santa Cruz do Sul levou o Papai Noel até o Loteamento Santa Maria na tarde de sábado, 4. A visita integrou a programação da Feira da Cidadania, ação da administração municipal em parceria com a Unisc, na localidade.

Durante o evento, na Rua Professor Léo Winterle, houve a entrega de brinquedos às crianças do bairro. Ao lado do Bom Velhinho, a prefeita Helena Hermany auxiliou na distribuição dos presentes. Ela lembrou que a iniciativa foi possível devido à mobilização da comunidade santa-cruzense. Os brinquedos foram arrecadados pela ação “Neste Natal, doe sorrisos”, promovida pela prefeitura em parceria com diversos clubes de serviço, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o clube União Corinthians e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A campanha, em vigor até o dia 10 de dezembro, vem recebendo doações de brinquedos novos em diversos pontos da cidade. “Esta é uma iniciativa para levarmos alegria às crianças, para que elas não fiquem sem Natal. Queremos fazer deste momento com elas uma grande festa”, afirmou.

Uma imensa fila se formou assim que a distribuição dos brinquedos foi anunciada. Sozinhas ou acompanhadas pelos pais, as crianças se alinharam para receber das mãos do Papai Noel o seu presente. Mariana Letícia dos Santos levou os filhos Isadora, seis anos, e Tomas, três, até lá. Ela elogiou a ação. “Estou bem feliz porque estão dando bastante atenção ao nosso bairro, Temos bastante assistência aqui, as crianças adoraram”, relata. Robson Adriano da Silva também trouxe os filhos para encontrar o Papai Noel. Ele considerou a iniciativa um grande feito para a comunidade do Loteamento Santa Maria. “Muito bom que estão fazendo alguma coisa pela vila. As crianças ficam faceiras. Muitas não têm condições e hoje sairão daqui com um presentinho”, avaliou.


Além da distribuição dos presentes, a criançada pôde se divertir nos brinquedos infláveis e saborear picolés e cachorros-quentes.
Feira da Cidadania – A ação Feira da Cidadania é uma iniciativa que procura aproximar o poder público da população dos bairros levando, durante uma tarde, informações, serviços e lazer para as comunidades. Conforme o secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), Valdir Bruxel, a iniciativa também busca fortalecer os laços comunitários entre os moradores, há pouco tempo instalados no novo loteamento.


Na tarde de sábado, participaram da mobilização a Secretaria Municipal de Saúde, com orientações de equipes da saúde mental, planejamento familiar, redução de danos e doenças sexualmente transmissíveis; a Sehase, com as inscrições no Cadastro Único; a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, com oficinas de dança, skate e capoeira e a Escolinha de Trânsito; a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade repassou orientações sobre o cuidado com animais (Canil Municipal); e a Unisc, com a oficina de estética. A Sehase também divulgou os serviços do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Beatriz Jungblut.