O empresário Luiz Carlos Bohn foi reeleito nesta quarta-feira, 2 de maio, para seu segundo mandato como presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). Concorrendo em chapa única, Bohn dá prosseguimento à gestão iniciada em 2014/2018, agora para o período 2018/2022. O pleito confirmou também os nomes dos novos integrantes da diretoria da Fecomércio-RS, tendo como 1º vice-presidente, Joel Vieira Dadda, vice-presidente Financeiro, André Luiz Roncatto; e vice-presidente Administrativo, Luiz Antônio Baptistella. O presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, e o presidente do Sindigêneros Vales do Rio Pardo e Taquari, Celso Müller, seguem como diretores da Federação.
A eleição aconteceu na sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre, e contou com a presença de representantes da base sindical da Fecomércio-RS das mais diversas regiões do Rio Grande do Sul. “Nesse segundo mandato, teremos a responsabilidade e o desafio de enfrentar uma nova fase, de transição da economia e do mundo de representação empresarial. Viemos nos preparando para isso ao longo dos últimos anos e inicio agora uma gestão estando ainda mais preparado para liderar o comércio nessa travessia, lutando muito para que o final dela seja um ambiente com as condições necessárias para nossas empresas serem mais fortes e competitivas”, afirmou Bohn logo após a finalização da contagem dos votos.
Antes de assumir a presidência da Fecomércio-RS pela primeira vez, Bohn, de 72 anos, atuou na vice-presidência financeira da entidade. No meio sindical, presidiu entre 2004 a 2010 o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon/RS) e, desde 2008, preside o Conselho Fiscal do PGQP. À frente da Fecomércio-RS desde 2014, atua em defesa do setor terciário gaúcho, responsável por mais de 570 mil estabelecimentos do comércio, serviços e turismo do Rio Grande do Sul. Entre as principais bandeiras adotadas permanentemente pela entidade ao longo de sua gestão estão a gestão pública eficiente, racionalização dos tributos, modernização na relação capital e trabalho, formalização e longevidade das empresas e educação de qualidade.
Natural de São Sebastião do Caí, o empresário que é bacharel em Ciências Contábeis possui empresas nos ramos contabilidade, imobiliário e varejo. Ao longo de sua carreira, Bohn recebeu diversos reconhecimentos pela sua atuação no meio empresarial, entre as quais a Comenda Porto do Sol (Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em 2012), Medalha José Gerdau Johanpeter (2016), Supermercadista Honorário (Agas, em 2017), Medalha Mérito Farroupilha (Assembleia Legislativa, em 2017), Diploma de Colaborador Emérito do Exército (Comando Militar do Sul, em 2017) e, por último, o de Personalidade Dirigente Empresarial (FCDL-RS, em 2017).















