Início Geral Mãe: palavra pequena, mas com significado infinito

Mãe: palavra pequena, mas com significado infinito

 

Ana Souza
[email protected]

Neste domingo, 12 de maio, é um dia mais do que especial: é o Dia das Mães. Elas que muitas vezes abdicam de seus sonhos para tornar real o de seus filhos. Elas que têm no coração um amor incondicional, um amor que não pede nada em troca. Mãe é se desdobrar em cuidados e ver os filhos crescerem com saúde. É chorar como criança na apresentação da escola, ou até mesmo por um recadinho escrito em um pequeno pedaço de papel quando os filhos aprendem as primeiras letras. É se derramar em lágrimas na formatura da faculdade e ver que, de seus ensinamentos e cuidados diários, formou-se um grande ser humano.
Foi nos Estados Unidos, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental, que surgiu o Dia das Mães, no ano de 1905. Anna Jarvis, filha de pastores, junto com algumas amigas tiveram a ideia de criar um dia para que as mães fossem lembradas e homenageadas por seus filhos. O objetivo era o de fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Mas antes mesmo desta iniciativa, em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz.
Mas a ideia de Anna em homenagear as mães – e particularmente a sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, que naquele ano havia falecido – também passou pela pensamento da mãe de Anna que já tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.
Cinco anos se passaram e Anna não imaginava que a data se tornaria um momento especial, sendo comemorado mundialmente em diversos países. A primeira celebração oficial aconteceu em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. O feriado viria a ser oficializado no em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas.

Fotos: Divulgação/RJ

Ser mãe: o grande aprendizado da vida

Data foi comemorada, pela primeira vez no Brasil em 1918 visando prestar uma homenagear pela dedicação das mães com seus filhos