
LUANA CIECELSKI
[email protected]
As coisas boas também chegam ao fim, não é mesmo? E assim foi com a 31ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. A programação, que iniciou no dia 31 de agosto seguiu até esse domingo, dia 9 de setembro, quando foi oficialmente encerrada. Realizada pelo SESC de Santa Cruz em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e com a Prefeitura Municipal, o evento deixou um importante legado: a importância do contato com os livros (mais uma vez) e a valorização do universo dos quadrinhos.
Durante os 10 dias de festa foram calculados cerca de 30 mil visitantes e 23.502 livros e gibis vendidos nas 18 bancas de livreiros que estiveram participando da feira. Um número muito expressivo. Nos primeiros dias, a chuva deu as caras (como é tradição), mas a semana que passou e o segundo fim de semana foram de um clima agradabilíssimo, o que ajudou a levar as pessoas à Praça Getúlio Vargas para esse contato com os livros e com uma programação cultura intensa.
Aliás, essa programação teve vários pontos altos. Um deles foi a participação do Patrono da Feira, Santiago, e do Homenageado, Louzada, além de diversos outros quadrinistas, ilustradores, chargistas, etc, que participaram de bate-papos, painéis, palestras e oficinas. Também foi importante a participação dos autores locais e regionais, que lançaram livros seus e de diversos autores de Caxias do Sul que também vieram a Santa Cruz do Sul para bate-papos e lançamentos promovidos pela Editora Vírtua.
E agora, é esperar pela próxima edição, que deverá acontecer mais ou menos nessa mesma época do ano de 2019. Ou então, você também pode participar de outras Feiras do Livro, afinal, nos próximos meses importantes cidades ainda realizarão as suas. Caxias do Sul, por exemplo, realizará sua 34ª edição em seguida, entre os dias 29 de setembro a 14 de outubro. Já a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece de 1º a 18 de novembro.














