Início Sem categoria Covid-19: Mais de 400 mil pessoas já se recuperaram no mundo

Covid-19: Mais de 400 mil pessoas já se recuperaram no mundo

Na Itália, testes pré-clínicos para vacinas estão em análises

Ricardo Gais
[email protected]

Número de curados da doença no mundo é quatro vezes maior do que o de mortes – Divulgação/Agência Brasil

Desde o surgimento do novo coronavírus, que se alastrou no mundo todo tornando-se uma pandemia, muitas pessoas vieram a óbito em virtude da doença, chegando a 100 mil mortes e mais de 1,8 milhão de pessoas infectadas. Os países com mais casos de contágio são Estados Unidos, Itália e Espanha.

No entanto, com estes altos números de mortes, podemos acompanhar que pessoas se recuperaram da doença. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, em todo o mundo mais de 400 mil pessoas estão curadas da Covid-19. Este número é quatro vezes maior do que o de mortes.

O país com mais pessoas recuperadas do novo coronavírus é a China, mais de 77 mil. A Espanha aparece com mais de 52 mil pessoas curadas e a Alemanha com mais de 46 mil. O Brasil por estar em estágio inicial da doença, não se encontra entre os países com mais recuperados no mundo e contabiliza mais de 1,2 mil mortes e cerca de 22 mil pessoas infectadas com a Covid-19.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, cerca de 117 pessoas estão recuperadas da Covid-19 na capital. O município gaúcho registra mais de 300 casos confirmados do novo coronavírus, com sete óbitos. Em todo o Estado do Rio Grande do Sul, são mais de 660 infectados com a doença e o número de mortes chega a 17.

Em Santa Cruz do Sul, até o fechamento desta edição, apenas um caso de Covid-19 foi confirmado. Trata-se de um homem de 48 anos que esteve em viagem a Santa Catarina e está se recuperando em casa. Uma morte com suspeita de coronovírus no município também foi descartada na semana passada pela Secretária Municipal de Saúde, após exame no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). O município aguarda o resultado de 11 casos suspeitos.

Já no último sábado, 11, foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado a morte por coronavírus de uma mulher de 77 anos, moradora de Encruzilhada do Sul. Ela estava internada no Hospital Santa Cruz que realizou exame para Covid-19 com resultando apontando positivo. Uma contraprova foi solicitada ao Lacen, que também testou positivo para coronavírus. A paciente faleceu na sexta-feira, 10, e o enterro foi realizado em Santa Cruz.

Na Itália, estão sendo realizados testes pré-clínicos de vacinas contra a Covid-19, com resultados iniciais positivos. Os estudos estão sendo feitos com cinco vacinas desenvolvidas pela empresa romana Takis Biotech. Segundo Luigi Aurisicchio, CEO da empresa, houve uma grande produção de anticorpos nas candidatas, com aplicação de apenas uma dose.

Mas a produção de uma vacina eficaz para a população ainda deve demorar. Serão realizados outros testes e os resultados definitivos são esperados para maio, no entanto, testes em humanos podem começar a partir do mês de setembro. Segundo a empresa, uma vacina para a população em geral dificilmente estará disponível antes de 2021.

As cinco vacinas se baseiam em uma tecnologia chamada eletroporação, que consiste em um impulso elétrico no músculo para aumentar a permeabilidade das membranas celulares. Elas foram obtidas a partir de materiais genéticos que o novo coronavírus utiliza para agredir as células e se multiplicar. (Com informações do jornal Correio do Povo)