Início Geral Mais de 60 mil eleitores devem fazer o cadastramento Biométrico

Mais de 60 mil eleitores devem fazer o cadastramento Biométrico

O procedimento está sendo realizado através de agendamento para evitar tumultos

Rosibel Fagundes
[email protected]

Dos 102.377 mil eleitores de Santa Cruz do Sul, 39.372 já realizaram o cadastramento biométrico.  Os números foram divulgados nesta quarta-feira, 6 de fevereiro, pelo Cartório Eleitoral do município. Apesar de a data oficial para início do cadastro ser 11 de março, muitas pessoas já procuraram o órgão para evitar uma demanda excessiva.  Conforme o chefe do cartório da 162ª Zona Eleitoral e coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor, Luiz Claudio Costa, 63.005 mil pessoas ainda são esperadas para realizar o procedimento. O prazo termina em fevereiro de 2020. “Desde 2013, quando teve inicio o cadastramento todos os alistamentos eleitorais, transferências ou revisões foram submetidos a biometria. Para os demais títulos, o procedimento está sendo feito através de agendamento repassado aos eleitores nas últimas eleições. É recomendável que os eleitores sigam a data estipulada para evitar filas. 
De acordo com Costa, os títulos que possuem no canto superior direito a descrição ‘identidade biométrica’, não precisam passar pelo procedimento. No entanto, quem perder o prazo poderá fazer a biometria em outra data. A expectativa, segundo o chefe do cartório, é de que sejam realizados por dia uma média de 100 a 150 cadastros. Para atender a essa demanda,  o quadro de atendentes no Cartório Eleitoral deverá contar com o reforço de seis novos estagiários. 
A biometria que consiste na coleta da assinatura e de foto digital do eleitor pela Justiça, ajuda na verificação do eleitor no momento da votação e evita o risco de fraude.  Estão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles que tem voto facultativo, ou seja, eleitores com idade entre 16 e 18 anos; ou maiores de 70 anos de idade. O cidadão que não tiver o cadastro preenchido não poderá votar nas próximas eleições, e terá o título cancelado. O procedimento é rápido, e para realizá-lo é necessário ter em mãos um documento de identidade original, título de eleitor (se possuir) e comprovante de endereço.
A sede da Justiça Eleitoral de Santa Cruz fica na Rua Ernesto Alves, 760, em frente à praça da antiga Estação Férrea. O horário de atendimento no mês de fevereiro é das 13 às 19 horas.  Já em março, o local funcionará das 12h às 19horas. Dúvidas e informações podem ser conferidas através do telefone 3717-4738.