LUANA CIECELSKI
[email protected]
A manhã dessa quarta-feira, 18 de maio, foi de manifestação no Centro de Santa Cruz do Sul. Centenas de alunos e professores da região se reuniram para manifestar seu desagrado em relação à decisões que o governador José Ivo Sartori vem tomando em relação à educação. Estavam presentes comitivas das escolas Nossa Senhora do Rosário, Polivalente e Luiz Dourado, de Santa Cruz do Sul, e também de outras localidades como Monte Alverne, Rio Pardo, Vera Cruz e Venâncio Aires.

A manifestação começou por volta das 9 horas, na Praça Getúlio Vargas. Ali, professores e alunos discursaram falando sobre o parcelamento dos salários, atrasos no pagamento de férias e 13º salário, falta de reajustes e também sobre a falta de merenda situação das estruturas das escolas. “Nos dias de chuva, chove mais dentro da sala do que na rua”, comentou, por exemplo, uma estudante de Rio Pardo. “A escola tem se mantido com as rifas que fazemos. Nesse ano já foram duas”, disse outra aluna do Polivalente de Santa Cruz.
Em seguida, o grupo caminhou pelas ruas centrais – ruas Marechal Floriano, Tenente Coronel Brito e Ramiro Barcelos – em direção à 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), onde continuaram a manifestação. Os alunos foram recebidos pelo coordenador Luiz Ricardo Pinho de Moura. “Acima de qualquer cargo, eu sou também um professor e preciso ter sensibilidade para saber ouvir cada um dos segmentos”, ele declarou.

Ainda em frente à CRE, os alunos apresentaram suas reivindicações ao coordenador e também fizeram questionamentos sobre a falta de respostas do governador. Em resposta, Chiquinho solicitou que uma comissão fosse organizada, com representantes de cada uma das escolas, União dos Estudantes Santa-Cruzenses e Cpers, para que uma reunião mais formal fosse realizada ainda hoje.

Também estiveram presentes na manifestação regional, dois representantes da Direção Central do Cpers e também uma representante da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, de Porto Alegre. A manifestação, mais uma vez foi acompanhado por equipes da Fiscalização Municipal de Trânsito.














