
VAGNER CERENTINI
[email protected]
Treinar várias vezes por dia, repetir e ensaiar até ter a certeza de que está fazendo o melhor possível. A ginástica rítmica é isso e mais uma série de fatores que o tornam um esporte encantador. E em Santa Cruz do Sul, além de encantador, é uma modalidade vencedora, pois conquistou somente neste ano títulos estaduais, regionais e também em nível nacional.
O grupo de ginastas Pré-infantil do Colégio Mauá venceu o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, que aconteceu entre os dias 14 e 18 em Brasília. A equipe composta por Alice Silva, Antonia Limberger, Gabriela Ebert, Milena Bartz e Sofia Pilz, deu um show em sua apresentação e ocupou o lugar mais alto do pódio. Na categoria individual, o primeiro lugar também foi ocupado por uma santa-cruzense, pois Alice Silva venceu nas duas categorias, mão livre e bola, tornando-se campeã absoluta.
Em uma coletiva realizada na tarde da última terça-feira, estavam presentes a equipe campeã, o professor Rafael Luz, o diretor geral Nestor Raschen, os familiares da equipe e a imprensa. Na ocasião, o diretor abriu a coletiva agradecendo aos pais das meninas. “Vocês também fazem parte desta conquista”, disse Raschen aos familiares.
Ele falou também da importância deste título para a escola e da dificuldade que é vencer uma competição de nível nacional. “A ginástica rítmica é um esporte onde muito se avaliam os erros dos competidores, a atenção do júri não é voltada para os acertos, isso é o diferencial da modalidade”, explicou.
“Para se ter noção desta conquista é importante avaliar que nossa escola competiu com clubes, que podem buscar ginastas em outras regiões e têm um investimento financeiro maior do que o de uma escola. Com certeza esse feito vai ficar na história do Colégio Mauá.”
Depois foi a vez do professor Rafael Luz falar sobre a conquista, ele lembrou toda a trajetória da equipe e também da rotina de treinos. “Vencemos uma competição estadual e outra na região Sul, nós vínhamos fazendo uma série de treinamentos intensivos, e quando nos aproximamos do Torneio Nacional, começamos a treinar diariamente, inclusive nos feriados. Então posso afirmar que esta conquista é fruto de muito trabalho.”
“No dia da nossa apresentação, as meninas foram fantásticas, elas fizeram tudo certo, emocionaram o público e inclusive os jurados, a atuação delas foi impecável e ao final foram aplaudidas de pé”, disse Luz. “Para nossa exibição escolhi uma música que tem momentos alegres e uma parte mais melancólica, que realmente foi muito bem interpretada pelas garotas e tocou a todos que estavam nos assistindo”, acrescentou o professor.
Alice Silva, que, além de ter vencido junto com o grupo, também foi campeã na categoria individual, conta o que sentiu na hora em que foram anunciados os vencedores. “Senti muita emoção, todo esforço valeu a pena”, disse a pequena de 10 anos.
A ginasta Sofia Pilz falou sobre suas adversárias e o que viu durante os treinos que aconteceram antes da apresentação. “As vimos fazendo coisas incríveis, nem acreditávamos que poderíamos ganhar”, comentou.
O professor Rafael Luz ainda fez questão de agradecer a todos que colaboraram com esta conquistas. “Sou muito grato pela comunidade santa-cruzense, pelos meios de comunicação que sempre divulgaram o esporte e também pela Unisc, que sempre nos apoiou”, salientou. “Também agradeço muito a Cristiane Metzger, que foi minha aluna e veio de Chapecó para auxiliar na coreografia”, ressaltou.

Como funciona o torneio
O torneio teve duração de quatro dias, sendo que nos primeiros dias foram treinos, onde todos trabalhavam no mesmo local. Participaram 18 conjuntos de dez estados do Brasil, sendo eles divididos por categorias. A categoria em que Santa Cruz foi campeã é a Pré-infantil, que aceita meninas de 9 a 10 anos.
A apresentação do grupo deve ter no máximo 2 minutos e 30 segundos e a individual o tempo é de 1 minuto e 30 segundos – se ultrapassarem essa marca, pontos são descontados.
Para a coreografia, Rafael Luz escolheu a música “Pequeno Mundo”, uma versão em português de Rogério Cardoso para “It’s a Small World”, da Disney.















