Início Educação MEC divulga gabarito das provas do Enem amanhã

MEC divulga gabarito das provas do Enem amanhã

EVERSON BOECK
[email protected]

Dos 5.004 candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Santa Cruz do Sul, 28% não compareceram na Unisc no último final de semana para realizar a prova. Conforme a coordenadora municipal do exame, Magda Bisognin, professora e diretora da Escola Nossa Senhora do Rosário que há dois anos é responsável pelo processo de aplicação das provas na cidade, houve um aumento de abstenção de 5% em relação a 2011, que registrou 23%.
Os gabaritos das provas deverão ser disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) amanhã no site do Enem (www.enem.inep.gov.br). Os resultados por candidato poderão ser obtidos a partir do dia 28 de dezembro com o número de inscrição e a senha, ou CPF e a senha.
No país, o Enem registrou abstenção de 27,9% dos participantes. Ao todo, compareceram 4,1 milhões de alunos nos 15.076 locais de provas em 1.615 municípios do país. Segundo dados do MEC, os estados com maior índice de ausentes, nos dois dias, foram Roraima, Bahia e Amazonas; e com menor índice, Piauí, Santa Catarina e Alagoas. No ano passado, a abstenção média chegou a 26,4%.
Em nota divulgada domingo, 4, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que 65 alunos foram eliminados porque postaram imagens digitais nos dois dias de realização da prova. No primeiro dia de realização da prova, foram eliminados 37 candidatos. Domingo, apesar da divulgação da eliminação, mais 28 candidatos postaram imagens e também foram excluídos do Enem. Os casos foram registrados em vários estados do país. De acordo com normas do edital, o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, pen drives, mp3, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens.

DIVULGAÇÃO RJ

AVALIAÇÃO EM SANTA CRUZ

A coordenadora municipal do exame, Magda Bisognin, considera que a aplicação do exame ocorreu de forma tranquila. “Trabalhamos muito durante 5 meses para que estes dois dias se passassem sem imprevistos e foi o que aconteceu”, ressalta. Segundo ela, ocorreram poucas situações de atraso em que os candidatos não puderam realizar a prova. “Apenas três pessoas não conseguiram realizar a prova, um número quase irrelevante comparado ao número de inscritos. O mesmo aconteceu com situações em que o candidato não estava portando documento oficial de identificação”, informa.
Magda salienta que o sucesso na organização se deve à dedicação dos colaboradores. “Na noite de terça-feira, 30, os 420 colaboradores – sete são coordenadores – participaram de reunião onde foram deslacradas as informações sobre os procedimentos exigidos nesta edição do Enem. Além disso, foi feito um treinamento através de um curso de 60 horas/aula em EAD pela Universidade de Brasília (UNB). Todos foram muito dedicados e estão de parabéns”, comemora.
A média local em relação a abstenções ficou na média nacional – 28%. Em Santa Cruz do Sul, no primeiro dia faltaram 1.314 candidatos (26,25%) e, no segundo dia, 1.407 (28%). “Acreditamos que isso aconteceu por vários motivos. Os candidatos que não foram bem no primeiro dia já não compareceram no segundo; falta de entendimento ou esclarecimento sobre a importância do exame; muitos porque não pagam a inscrição. Isso representa um descaso para com um investimento do governo que universaliza o acesso à universidade para todas as camadas sociais”, considera a coordenadora.

ROLF STEINHAUS

Professora Magda Bisognin, coordenadora municipal do Enem