Início Especiais Meio Ambiente: incentivo às boas práticas agrícolas

Meio Ambiente: incentivo às boas práticas agrícolas

SindiTabaco e suas empresas associadas estão produzindo vídeos com explicações técnicas e orientações práticas

Foto: Junio Nunes
O SindiTabaco e suas empresas associadas estão produzindo vídeos com
explicações técnicas e orientações práticas sobre os cuidados necessários com a terra das lavouras

Solo corrigido possibilita melhor aproveitamento de nutrientes e resulta em mais rentabilidade para o produtor. Sabendo disso, o SindiTabaco e suas empresas associadas estão produzindo vídeos com explicações técnicas e orientações práticas sobre os cuidados necessários com a terra das lavouras. A série “Boas Práticas Agrícolas” já conta com três vídeos disponíveis no youtube. O primeiro deles é “Correção do Solo”, o segundo é sobre “Preparo do Solo” e o terceiro é sobre “Plantas de Cobertura”.
Por exemplo, o vídeo “Boas Práticas agrícolas: Correção do Solo” explica que o nitrogênio é fundamental para o crescimento das plantas, o fósforo está ligado ao fornecimento de energia e crescimento das raízes e o potássio impacta na proteção. Inclusive, os três nutrientes precisam estar em equilíbrio para que a lavoura tenha sucesso. Para isso, é preciso análise de solo e, caso necessário, fazer a correção com aplicação de calcário.
Sustentabilidade florestal 
Outra série que auxilia o produtor a fazer bom aproveitamento dos recursos da sua propriedade é a playlist “Ações pela Sustentabilidade Florestal na Cultura do Tabaco”, também disponível no canal do SindiTabaco no youtube. Já são nove vídeos, que foram produzidos em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e fazem parte do programa que visa compartilhar informações sobre novas tecnologias, materiais genéticos e espécies florestais de maior produtividade e desempenho energético. As orientações são sobre planejamento, escolha da área, qualidade das mudas, aspectos legais, controles de formigas, tratos culturais e espaçamento de plantios. Assista em youtube.com/sinditabaco