Início Sem categoria No mês de agosto foram confirmados 401 novos casos de Covid-19 em...

No mês de agosto foram confirmados 401 novos casos de Covid-19 em Santa Cruz

Taxa de mortalidade por Covid-19 em Santa Cruz fica entre as mais baixas do Estado

Ricardo Gais
[email protected]

Confirmações por mês, utilizam apenas dados oficiais de Santa Cruz

Desde o começo da pandemia de coronavírus em Santa Cruz do Sul, já se vão cinco meses de enfrentamento ao vírus. Após a confirmação do primeiro caso, em 5 de abril, os números não pararam de subir e com isso, também fez com que aumentasse a demanda por leitos de UTIs Covid. No entanto, os hospitais da cidade estão conseguindo atender a todos, com uma taxa de ocupação de leitos de UTI adulto em 54,8%. No Hospital de Campanha já foram atendidas mais de 4,7 mil pessoas.

O gráfico mostra que os meses com maior número de casos confirmados foram julho (214) e agosto (401). Essa alta nos casos se deu pelo aumento de pessoas com doenças respiratórias durante o inverno e pela disponibilidade de testes para detecção do novo coronavírus. Além de outros fatores como a falta de higiene, mau uso da máscara e aglomerações – onde uma pessoa infectada pode acabar contaminado outras.

O número de recuperados da doença em Santa Cruz também vem crescendo. Dos 781 casos confirmados, 630 pessoas já estão recuperadas, ou seja, o número de pacientes com o vírus ativo no organismo é de 151 pessoas. Já o número de óbitos por Covid-19, no mês de agosto, foi superior aos meses anteriores, pois teve cinco mortes confirmadas, totalizando oito. De acordo com o Governo do Estado, a taxa de mortalidade em Santa Cruz a cada 100mil/habitantes é de 6.1, ficando entre as mais baixas no Rio Grande do Sul. Também nesta semana, a Região de Santa Cruz do Sul (R28) volta para a bandeira laranja no sistema de distanciamento controlado.

No Estado, o número de pessoas que já foram diagnosticas com Covid-19 é de 125.813 e desse total, 52% dos pacientes é formado pelo público feminino e 48% masculino, e ambos apresentaram sintomas como: febre, tosse, dor de garganta, dispneia e outros. O número de pacientes recuperados soma 113.498 e 3.435 pessoas vieram a óbito por conta da Covid-19. O Brasil tem 3,8 milhões de casos confirmados e mais de 120 mil mortes registradas. Os casos recuperados somam 3 milhões. Estes são dados das secretarias e Ministério da Saúde.