Início Educação Ministério da Educação deixa instituições privadas sem respostas

Ministério da Educação deixa instituições privadas sem respostas

Jéssica Ferreira
[email protected]

 

Para quem está na espera de respostas à atual situação das instituições particulares de ensino superior, em relação às novas regras sobre o reajuste no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), até o momento o Ministério da Educação—Mec não disponibilizou nenhuma informação. 
As instituições privadas estão criticando o Mec por não receberem respostas objetivas sobre critérios, prazos e justificativas de mudanças no Fies. As desavenças entre a pasta e o setor começaram no final do ano passado, quando portarias alteraram o fluxo de pagamentos do programa às instituições, e definiram um mínimo de 450 pontos no Enem para novos contratos. Também ficou definido, posteriormente, que cursos com reajustes acima de 6,4% não teriam financiamento autorizado.
Além disso, o sistema tem ficado frequentemente fora do ar e sofrido instabilidades e lentidão. O sistema também tem recusado pedidos de financiamentos e novos contratos sem explicação, apenas apresentando erros, segundo notas publicadas por universidades.
A UNISC estará enviando seu representante nesta próxima quinta-feira, 5, para uma reunião com o Ministro da Educação, Cid Gomes, juntamente com demais instituições particulares de ensino superior no país para tratarem do assunto. 

 

Arquivo/RJ

Reajuste adotado pela universidade supera o teto de 6,4 proposto pelo Mec.  Atualmente não se tem respostas e justificativas para o financiamento