Início Saúde Mudam critérios para vacinação dos trabalhadores em saúde

Mudam critérios para vacinação dos trabalhadores em saúde

Foto: Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) informa que, de acordo com as novas orientações da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, na atual fase da campanha não têm direito à vacinação de forma prioritária, profissionais de academias de ginástica, clubes, salões de beleza e estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal, que constavam em recomendação anteriormente feita. Por outro lado, cuidadores de idosos em geral já podem ser vacinados e não somente aqueles envolvidos nos cuidados com acamados.

O Ministério da Saúde divulgou as novas orientações técnicas com relação à prioridade de vacinação para trabalhadores e profissionais de saúde, por meio de ofício circular encaminhado pelo Ministério da Saúde aos secretários estaduais de saúde e conselhos do setor. Na atual fase, a recomendação é para que sejam priorizados trabalhadores que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância, regulação e gestão à saúde, ou seja, que desempenham suas atividades em hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

De acordo com o comunicado, também estão incluídos profissionais que atuam em cuidados domiciliares, funcionários do sistema funerário, do Instituto Médico Legal (IML) e do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados, além de acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. A recomendação é para que também sejam vacinados trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios.

O ofício encaminhado pelo Ministério da Saúde pede ainda que se observe a seguinte ordem: em primeiro lugar as equipes envolvidas na vacinação, em segundo trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e de residências inclusivas; em terceiro trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente no atendimento a casos suspeitos e confirmados e, em quarto, os demais trabalhadores da saúde.

No documento consta ainda que é interesse do Ministério vacinar toda a população com indicação para uso dos imunizantes, a partir da aquisição de novos quantitativos. Dúvidas com relação à ordem de prioridade dentro desse estrato populacional, e sobre as diretrizes para operacionalização da campanha podem ser sanadas junto à Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações. O telefone para maiores esclarecimentos é o (61) 3315-3874 e o e-mail é o [email protected].