Início Especiais Natal: uma festa para confraternizar

Natal: uma festa para confraternizar

Ana Souza
[email protected]

Qual é o verdadeiro significado do Natal? O dia 25 de dezembro é a data de nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade a comemoração do Natal era realizada em datas diferentes. A festividade, de origem cristã, existia em várias partes do mundo, porém sem data fixa para ser celebrada, assim no século 4 depois de Cristo, o papa Julius I, fixou uma data para a celebração, mudando a história do Natal. A ideia do pontífice era substituir os rituais pagãos por uma festa cristã.
O Natal é um evento cristão socialmente mais importante, junto com a Páscoa e em países predominantemente cristão, o Natal tornou-se o feriado mais rentável para lojas e alguns estabelecimentos, pois o Natal é caracterizado pela troca de presente entre família e amigos, sendo estes trazidos pelo lendário Papai Noel. (br.geocities.com)
Dados históricos relatam que o  início desta celebração ocorreu na Europa. Os europeus comemoravam a chegada da luz, dos dias compridos e o fim do inverno europeu, tratando assim de uma comemoração Pagã pelo “Retorno do Sol”.
Haviam épocas em que as comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal. A data é marcada pela confraternização entre as famílias e amigos.

AO REDOR DO MUNDO

Algumas curiosidades marcam o surgimento do Natal pelo mundo. Muitas das celebrações que deram origem ao feriado cristão eram práticas pagãs e, por isso, eram vistas com maus olhos pela Igreja Católica. Hoje, as tradições de natal diferem de acordo com os costumes de cada país.
O final do mês de dezembro era a época perfeita para celebrações na maior parte da Europa. Neste período do ano muitos do animais criados nas fazendas eram mortos para poupar gastos com alimentação durante o inverno. Para muitas pessoas esta era a única época do ano em que poderiam dispor de carne fresca para sua alimentação. Além disso, a cerveja e o vinho produzidos durante o ano estavam fermentados e prontos para o consumo no final do inverno.
Muito antes do cristianismo, os suíços já celebravam o “midvinterblot” ao final do inverno. A comemoração acontecia em locais específicos para a realização de cultos, com sacrifícios humanos e animais. Por volta de 1200 a.C; uma grande mudança na história do Natal na Suíça, que passa a homenagear seus deuses locais nesta data. (www.presentedenatal.com.br)

_____________________

Feliz Natal em 25 idiomas

Alemanha -Fröhliche Weihnachten
Bélgica- Zalige Kertfeest
Brasil- Feliz Natal
Bulgária -Tchestito Rojdestvo Hristovo, Tchestita Koleda
China- Sheng Tan Kuai Loh (mandarim)
Croácia- Sretan Bozic
Dinamarca- Glaedelig Jul
Eslovênia- Srecen Bozic
Espanha- Felices Pascuas, Feliz Navidad
Estados Unidos da América- Merry Christmas
Finlândia -Hauskaa Joulua
França -Joyeux Noel
Grécia- Eftihismena Christougenna
Holanda -Hartelijke Kerstroeten
Inglaterra- Happy Christmas
Irlanda- Nodlig mhaith chugnat
Itália- Buon Natale
México- Feliz Navidad
Noruega- Gledelig Jul
País de Gales- Nadolig Llawen
Polônia- Boze Narodzenie
Portugal- Feliz Natal
Roménia -Sarbatori vesele
Rússia- Hristos Razdajetsja
Suécia- God Jul

Fonte: www.quediaehoje.net

_________________________________

Os símbolos do Natal

Assim como toda festa religiosa, o Natal é cheio de símbolos. Desde a sua origem, é carregado de magia e na evolução da história está a compreensão de todos os símbolos que cercam a data.

Presépio – Reproduz o nascimento de Jesus. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco do Assis, em 1223. As ordens religiosas se incumbiram de divulgar o presépio, a aristocracia investiu em montagens grandiosas e o povo assumiu a tarefa de continuar com o ritual. Peças do presépio (personagens representados): Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador); Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo); José (pai de Jesus Cristo); manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus); burro e boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu); anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus); Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu); pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu) e os Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar). (Fonte: www.arteducacao.pro.br)

Divulgação/RJ

 

______________________

Árvore de Natal – Extraída dos ritos pagãos, a árvore simboliza a chegada da primavera (o Natal foi primordialmente comemorado no Hemisfério Norte, onde dezembro é inverno). Do ponto de vista religioso, o verde da árvore simboliza esperança. Dizem também que sua forma triangular significa a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Fonte: UFGNet). Essa tradição surgiu na Alemanha, no século 16. As famílias germânicas enfeitavam suas árvores com papel colorido, frutas e doces. Somente no século 19, com a vinda dos imigrantes à América, é que o costume espalhou-se pelo mundo. (emporiovillaborghese.com.br)

Ana Souza

_____________________

Presentes – Simbolizam as ofertas dos três reis magos. Hábito anterior ao nascimento de Cristo. Os romanos celebravam a Saturnália em 17 de dezembro com troca de presentes. O Ano Novo romano tinha distribuição de mimos para crianças pobres.

Fotos: Divulgação/RJ

_____________________

Papai Noel – Figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças na noite da véspera de Natal. O verdadeiro Papai Noel foi São Nicolau Taumaturgo – um arcebispo turco. São Nicolau costumava ajudar pessoas pobres da cidade de Mira colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas durante a época de Natal. Mais tarde, diversos milagres foram atribuídos a São Nicolau fazendo-o por se tornar santo. Sua imagem como símbolo natalino teve origem na Alemanha, e de lá se espalhou para mundo inteiro.
Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século 19 devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas.

Rolf Steinhaus

______________________

Velas – Representam a boa vontade. No passado europeu, apareciam nas janelas, indicando que os moradores estavam receptivos.

_____________________

Estrela – No topo do pinheiro, representa a esperança dos reis-magos em encontrar o filho de Deus. A estrela guia os orientou até o estábulo onde nasceu Jesus.

_____________________

Guirlanda – Essa é uma tradição muitíssimo antiga. Nasceu onde hoje é a Alemanha e a Escandinávia. As pessoas recolhiam folhas de pinheiro em pleno inverno porque eram as únicas que permaneciam verdes. Com elas, preparavam uma guirlanda, que refletia a esperança do retorno do Sol, depois da escuridão do inverno. O formato circular simbolizava o ciclo anual das estações do ano. E velas eram colocadas ao redor, cada uma guardando a promessa de luz e de renovação da vida. Hoje em dia, a guirlanda ainda resgata o significado ancestral de símbolo de boas-vindas, de proteção e de abundância.