Início Colunas Nos Bastidores – 45

Nos Bastidores – 45

Obra no trevo Fritz e Frida segue de vento em popa

Se o tempo colaborar, a construção da via adicional junto à ERS 418 no trevo que dá acesso à Linha Santa Cruz deve ser entregue em doze dias, conforme adianta o secretário Municipal de Obras, Nadir Hermes. Na manhã desta segunda-feira – primeiro dia de obras – a Corsan trocou a adutora que estava no local e a AES Sul concretou um poste. Também foi iniciada a escavação da área para colocação da base (fotos). Até o meio dia de hoje devem estar concluídos os serviços de canalização nas laterais da ERS 418. A manta asfáltica fica para a semana que vem, explica o secretário.
Fotos: Alyne Motta
Nesta segunda-feira máquinas iniciaram escavação da área para a nova via
 

Congestionamento na Promotoria
Nesta terça-feira, às 14h tem audiência do pessoal da Amorlisc – moradores de Linha Santa Cruz -, com o Ministério Público sobre a questão dos congestionamentos. A obra paliativa que vem sendo feita no trevo junto a RSC 487 não soluciona a questão e eles ainda esperam pelo viaduto pedido ao Daer, ao secretário Albuquerque e ao governador Tarso Genro.
 
Lago Dourado no papel
Pouca gente foi conferir de perto o projeto turístico para o Lago Dourado, feito em 2006 e reapresentado novamente ontem na Câmara de Vereadores, às 11h (foto). O idealizador Telmo Kirst (PP), assistiu da plateia junto com Arno Frantz (PP), Helena Hermany (PP), Zeno Assmann (PMDB), Ernesto Doerr (PPS), Beatriz Krainovick (PP), os vereadores (PSDB) Alceu Crestani e Neri Siqueira, os vereadores Nasário Bohnen do (DEM), Hildo Ney Caspary e Edmar Hermany (PP), o pré candidato pelo PSTU, Afonso Schwengber, o presidente do Sindicato dos Municipários José Almada Martins, entre outros.
 
 
 
PP vai de Telmo, de Helena ou com os dois?
Questionado sobre a confirmação de sua candidatura pelo PP à Prefeitura, Telmo Kirst novamente desconversou e empurrou para o final de maio a tão esperada decisão, um mês antes da convenção do Partido, no final de junho. Por enquanto ele e Helena Hermany são pré-candidatos pelo PP, mas à boca pequena já se formula uma dobradinha.
 
Edson Brum pode não concorrer
Enquanto isso no PMDB Edson Brum, o pré-candidato à Prefeitura continua insistindo na cabeça de chapa ou fica na Assembleia. O partido não quer entrar na briga para perder e ainda aposta em uma boa coligação para o pleito, diz o presidente Zeno Assmann.
 
Encontro do PDT
Nove municípios do Vale do Rio Pardo compareceram à Câmara de Vereadores na manhã de sábado para o encontro da executiva local do PDT, que contou com a presença do presidente estadual do partido Romildo Bonzan, dos deputados Giovani Cherini e Vieira da Cunha, mais o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas do Estado, Afonso Motta e o prefeito Airton Artus (PDT) de Venâncio Aires. O presidente Ilmor Vianna do PDT santa-cruzense registra ainda a visita de cortesia da prefeita Kelly Moraes (PTB) e do vice Campis (PT), e também do casal Edmar e Helena Hermany (PP). 

Os que mais contrataram em março
Os dados do Caged foram divulgados nesta segunda-feira, 16. Santa Cruz registrou em março 4.541 contratações e 1.914 desligamentos. Já Venâncio Aires, que aparece em terceiro lugar entre as que mais empregaram, teve 2.291 contratações e 737 desligamentos. A maioria das carteiras foi assinada por empresas do setor industrial. Depois de Venâncio aparecem pela ordem, Canoas, Novo Hamburgo, Santa Maria, Cachoeirinha, Pelotas, Rio Grande e São Leopoldo. A contratação de safreiros para a safra de tabaco 2011/2012 manteve Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires no topo do ranking estadual do Caged em março. Das 30 cidades gaúchas que têm o mercado formal acompanhado pelo Ministério do Trabalho, apenas Porto Alegre teve desempenho melhor do que os dois municípios da região no mês que passou.

MST ocupa prédio do MDA
Integrantes do MST ocuparam o prédio do MDA, em Brasília, na manhã desta segunda-feira, 16, em protesto para cobrar investimentos em desapropriações de terras no País. Cerca de 1,5 mil pessoas participam da ação, de acordo com cálculo da Polícia Militar. O protesto integra a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, promovido dentro do chamado “abril vermelho”. Entre as reivindicações do grupo estão a elaboração de um plano emergencial para o assentamento de mais de 186 mil famílias acampadas e a criação de um programa de desenvolvimento dos assentamentos, com investimentos públicos em habitação rural, educação e saúde, além de crédito agrícola, informa o MST.

Entidades reivindicam melhorias para o SUS
O governador do Estado, Tarso Genro, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, receberão hoje, 17, de dirigentes da Fetag, CTB-RS e Fecosul, documento reivindicatório com propostas para atenção especial à saúde do trabalhador mediante a implementação de políticas públicas mais efetivas junto ao SUS no Estado. O documento será entregue às 14h30 no Palácio Piratini e às 15h30 ao presidente da Assembleia Lagislativa, Alexandre Postal. Na manhã, as entidades promovem, a partir das 9h, o I Seminário em Defesa do SUS, no auditório da Fetag, em Porto Alegre.
 
Promoção do investimento
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, a ASSEMP e o Projeto Novos Rumos convidam para reunião palestra com a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do RS – SDPI -, nesta quarta-feira, 18, às 13h, no Quiosque. A recepção se dará às 11h30 e o almoço (por adesão) ao meio-dia. O palestrante é o secretário adjunto da SDPI, José Antonio Valle Antunes Junior (o Junico Antunes) e o tema, Como a SDPI pode auxiliar na diversificação da região. Participação especial do presidente do Badesul, Marcelo Lopes. O convite é extensivo as entidades empresariais, de classe, empresários e empreendedores, secretários municipais e pessoas de atividades afins ao tema proposto. Informações pelo fone 051 2109 9270