São 37 receitas de doces e salgados variados. Cada receita carrega o nome da mãe de um aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Roque, do Potreirinho, interior de Novo Cabrais. Apesar de se diferenciarem umas das outras, todas as receitas possuem um ingrediente em comum: promover a alimentação saudável. Com este objetivo foi criado o livro “Receitas com ingredientes saudáveis”.
A publicação, elaborada pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (Smecd) – através do departamento de alimentação escolar, coordenado pela nutricionista Carla Ceccato – foi lançada em evento na última quinta-feira (11), que contou com a participação das mães que lavaram os pratos contidos no livro para uma confraternização. Cada uma recebeu de presente um exemplar do periódico.
O livro “Receitas com ingredientes saudáveis” é uma extensão do projeto de educação alimentar que vem sendo desenvolvido na escola. “O objetivo com este projeto é promover hábitos alimentares saudáveis nos nossos alunos. Acredita-se que a escola seja um espaço apropriado para desenvolver essas ações, porém a ajuda das famílias é sempre primordial”, comentou a diretora Marilene Abich.
O projeto que iniciou com os alunos foi estendido para as mães durante ações em comemoração ao mês delas. O resultado da série de palestras com a nutricionista foi o livro. O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Valério Garcia, participou do lançamento e destacou a importância da escola e as famílias estarem unidas. “Tanto a escola como as famílias precisam estar juntas para fortalecer as comunidades”, ressaltou Garcia.
Sobre o projeto, o secretário afirmou que é sempre importante as escolas estarem inovando e oferecendo atividades diferentes para assim envolver os familiares nas atividades escolares. Garcia disse ainda que a Secretaria de Educação é parceira para todas as atividades que proporcionam o conhecimento popular aos pais e alunos.
UM EXEMPLO
Participante do projeto da alimentação saudável, Rubia Lara, 34 anos trouxe uma receita de uma barra de cereal com banana e aveia. “Hoje em dia é muito mais fácil oferecer porcarias para as crianças comerem do que uma alimentação saudável. Acho que ações como essas começam a desenvolver hábitos diferentes”, comenta ela que mudou a alimentação em casa e vive uma vida mais saudável em família. (M.H.)














