Início Geral “Novo ciclo de prosperidade”, afirma Helena Hermany sobre concessão da RSC-287

“Novo ciclo de prosperidade”, afirma Helena Hermany sobre concessão da RSC-287

Foto: Divulgação / Secom

O início de um novo ciclo de prosperidade. Essa foi a definição dada pela prefeita Helena Hermany ao discursar ontem pela manhã durante o ato histórico de assinatura do contrato de concessão da RSC-287, entre o Governo do Estado e a Rota de Santa Maria, empresa do Grupo Sacyr. A cerimônia ocorreu junto ao Trevo Fritz e Frida, com a presença do governador Eduardo Leite, que veio a Santa Cruz do Sul acompanhado de uma comitiva integrada por diversos secretários estaduais.

Em seu pronunciamento a prefeita ressaltou a parceria do Município com entidades e o meio empresarial. Disse que Santa Cruz do Sul é uma cidade privilegiada e está situada em uma região próspera e com uma associação de municípios unida e atuante e que desempenhou papel fundamental na luta pela duplicação da RSC-287. “Em um momento em que os governantes precisam cada vez mais garantir aquilo que hoje é considerado essencial e básico, que é saúde, educação e segurança, é fundamental que outras demandas sejam trabalhadas em parceria, seja com o Estado, com Brasília ou com a iniciativa privada”, disse.

O contrato com a Rota será de 30 anos e prevê a duplicação da RSC-287, um dos principais corredores logísticos do Rio Grande do Sul, que corta a região. Durante o período, a concessionária será responsável pelos 204,5 quilômetros de estrada entre Tabaí e Santa Maria. Ao assumir a rodovia, o que deverá ocorre por volta de 20 de agosto, deverá ter início uma série de melhorias como tapa-buracos, recapeamento e reforço na sinalização de segurança. A duplicação propriamente dita terá início em 2023 e será executada em etapas, priorizando os trechos urbanos.

O diretor da Sacyr para as Américas, Leopoldo Revuelta, definiu o momento como histórico e destacou a capacidade técnica da empresa, com atuação presente em obras como o metro de São Paulo e Fortaleza e a Ferrovia Norte-Sul. “Estamos honrados, felizes e motivados. Mais que investimentos estamos trazendo experiência e conhecimento em mais de quatro mil quilômetros de rodovias”, observou ele.

Após a assinatura do contrato, o governador Eduardo Leite discursou lembrando que hoje (ontem) é dia do amigo e destacou a crença na cooperação. Ele disse que durante muito tempo houve desconfiança com relação ao trabalho da iniciativa privada, mas que é através de parcerias que se consegue melhores resultados e melhores benefícios para a população. “Não se torna efetivo que o Estado opere certos serviços. Quando a gente estabelece as regras e fiscaliza a gente ganha com a eficiência do setor privado”.

A prefeita ainda agradeceu a empresa Sacyr por escolher Santa Cruz para instalar a sua sede administrativa e também por estar adquirindo produtos, equipamentos e veículos de fornecedores do município, além de gerar emprego, formação e treinamento para muitas pessoas. “O futuro é cuidar da nossa gente, é cuidar das pessoas. E é o que todos nós estamos fazendo aqui hoje. De braços dados para que Santa Cruz do Sul, o Vale do Rio Pardo e o Estado do Rio Grande Sul possam crescer e se desenvolver cada vez mais”.

Com relação a duplicação da RSC-287, a chefe do Executivo classificou a obra como de fundamental importância. “Santa Cruz e região tem um grande futuro, mas precisam de uma boa condição de infraestrutura para o desenvolvimento pleno das atividades. Boas estradas são necessárias para a segurança das pessoas e para levar a produção que traz riqueza para o povo”.